CAROLINA NABUCO NA IMPRENSA | MINICURSO

Oficina sobre a escritora Carolina Nabuco, com Adriana Tulio Baggio, coordenadora do projeto e autora da pesquisa, com emissão de certificado de horas complementares.

 

Dia: 8 de agosto (quinta-feira)

Horário: 17h às 19h

Local: Auditório

Link para emissão do certificado: bit.ly/4fqo36c

Capacidade máxima: 132 pessoas

 

Sobre

“O coqueiro é muito mais brasileiro que o arranha-céu”. Com essa frase, Carolina Nabuco (1890-1981) transmite suas impressões sobre a cidade de Recife em uma entrevista concedida em novembro de 1936. A escritora acabara de retornar da capital pernambucana, onde tinha proferido duas conferências sobre seu pai, Joaquim Nabuco, nascido ali. Para a autora, o Norte do país seria “muito mais Brasil” do que o Brasil onde ela vivia (o Rio de Janeiro), pois ainda não teria sofrido os efeitos da civilização moderna. É uma fala singela, mas dá pistas de sua visão sobre o país e sobre os efeitos da crescente industrialização do Sudeste durante o governo Vargas. Conhecer um pouco mais sobre essa visão a partir dos textos de Nabuco publicados em jornais na década de 1930 é o objetivo do projeto cultural “Carolina Nabuco na imprensa”.

Adriana Tulio Baggio é mestre em letras e doutora em comunicação e semiótica, e estuda a escritora Carolina Nabuco desde 2021.

 

até
Endereço

Auditório, Biblioteca Pública do Paraná, PR, Brasil