Cândido - Nº 03 - Outubro 2011

Capa Cândido 03
Duelo de saberes:
Fundamental na formação de leitores, a literatura infantojuvenil enfrenta grandes desafios diante das novas tecnologias

Nesta edição:

Biblioteca Afetiva

Um escritor na Biblioteca: Antônio Torres
Quinto convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, Torres relembra sua infância com livros no interior da Bahia, fala de seu processo de criação, da influência do jazz em sua literatura e da relação de amizade com Moacyr Scliar, morto no começo deste ano

Memória Literária: Lembranças de Helena Kolody , por Roberto Gomes
Roberto Gomes, que editou diversos livros da poeta paranaense Helena Kolody, relembra como conheceu e iniciou sua parceria com a escritora, que agora em outubro completaria 99 anos.

Resultado da Oficina BPP de Criação Literária: Santa Marina da boa morte
Camila Schiffl participou da oficina de Criação Literária da BPP – Romance, com o escritor Luiz Ruffato, que escolheu o texto publicado nesta edição do Cândido. Santa Marina da Boa Morte é o nome do romance homônimo que Camila está escrevendo.

Crônica: A máquina do tempo , por Heloisa Seixas

Mercado Editorial : O lado B dos clássicos , por Luiz Rebinski Junior
Mesmo com um número cada vez maior de editoras se dedicando à publicação de clássicos, ainda há textos de grandes escritores desconhecidos do leitor brasileiro

Capa: Literatura Infantojuvenil : Mudaria o leitor? , por Ana Maria Machado
Ana Maria Machado, autora de mais de cem livros para crianças e adultos, defende a internet e as mídias sociais como formas de difundir a leitura e a escrita .

Entrevista: Ricardo Azevedo , por Felipe Kryminice e Monique Cellarius
Ricardo Azevedo, um dos mais premiados autores infantojuvenis do Brasil, critica o ceticismo e o niilismo da literatura dita intelectual e diz que prefere deixar no leitor uma expectativa positiva diante da vida e do mundo.

Capa: Literatura Infantojuvenil : A Hora e a vez dos vampiros , por Guilherme Sobota
Gênero sem tradição no Brasil, a literatura de fantasia tem conquistado milhares de fãs e seus autores, best-sellers nacionais, incutido o prazer da leitura em adolescentes e jovens

Perfil: Carlos Careqa : Catando palavras , por Luiz Rebinski Junior
Desbravador de dicionários na infância, Carlos Careqa virou leitor fiel de Fernando Pessoa, Ferreira Gullar e Carlos Drummond de Andrade. Da paixão pelo verso, surgiu o mote para seu trabalho: o leitor virou poeta

Conto: O Palhaço, O Mágico, O Domador
Assionara Souza nasceu em Caicó (RN), em 1969. Já publicou os livros de contos Cecília não é um cachimbo (2005) e Amanhã. Com sorvete! (2010), ambos pela editora 7Letras. Os contos aqui publicados pertencem ao livro inédito Histórias do circo e da cidade. Vive em Curitiba (PR).

Cândido, 133: Muito além da técnica, por Felipe Kryminice e Monique Cellarius
A Divisão de Processamento Técnico é o setor responsável por receber as doações que são incorporadas ao acervo da Biblioteca Pública do Paraná – um dos maiores do Brasil, com quase 600 mil exemplares

Retrato de um artista: Fiódor Dostoiévski , por Yuri Al’Hanat
Yuri Al’Hanati nasceu em Parati (RJ), em 1986. É jornalista e ilustrador. Trabalha na Gazeta do Povo e mantém o blog Livrada! (www.livrada.wordpress.com). Vive em Curitiba (PR).

Poesia: Pomar, Adélia Prado
Adélia Prado nasceu em Divinópolis (MG), em 1936, onde reside até hoje. Já publicou vários livros, entre romances, contos, poemas e literatura infantojuvenil. Entre eles, Bagagem (Imago, 1976), O homem da mão seca (Siciliano, 1994), Quero minha mãe (Record, 2005) e o mais recente Carmela vai à escola (Record, 2011). Foi agraciada com o prêmio Jabuti por Coração disparado (Nova Fronteira, 1978).

Download desta edição (Arquivo PDF)