Cândido - Nº 15 - Outubro 2012

Helena Pop
capa

Publicações, exposições e eventos celebram a poesia de Helena Kolody, que comemoraria 100 anos em 2012

Nesta edição:

Editorial

Cartum

Biblioteca Afetiva

Curtas da BPP

Um escritor na Biblioteca: Rubens Figueiredo
Na quinto encontro de 2012 do projeto “Um escritor na Biblioteca”, o autor do premiado romance Passageiro do fim do dia conta de que maneira construiu a sua obra literária, que tem pontos de contato com os autores russos do século XIX que ele vem traduzindo diretamente para o idioma português

Perfil do Leitor: Gerald Thomas
Prestes a lançar o primeiro romance, o diretor mais internacional do teatro brasileiro fala de seu percurso literário e revela quais escritores influenciaram sua obra

Em busca de Curitiba: Apocalipse
Edson Bueno é diretor, dramaturgo, roteirista e ator. Com 77 peças dirigidas, sendo 45 de sua autoria, já ganhou vários prêmios, entre eles o Troféu Gralha Azul de melhor diretor de teatro do Paraná. Vive em Curitiba (PR).

Concurso: Prêmio Paraná de Literatura

Poema: A outra visita
Alexei Bueno é poeta, ensaísta, tradutor e editor. Publicou, entre outros livros, Lucernário, A via estreita e Poesia reunida, que venceu o Prêmio Jabuti em 2003. Seu mais recente livro de poesia é As desaparições (2009). Também organizou a obra completa de Augusto dos Anjos. Vive no Rio de Janeiro (RJ).

          Capa: Helena Pop

         Especial Capa: Sempre Palavra
Sinônimo de poesia, Helena Kolody completaria 100 anos em 12 de outubro.Composta por dezenas de livros e inúmeros poemas, a sua obra é cada vez mais estudada nas universidades e o seu nome se mantém presente no imaginário da cultura contemporânea paranaense.


         Especial Capa: Helena na Biblioteca
Em 11 de agosto de 1986, Helena Kolody participou do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, criado naquele ano. Helena falou sobre poesia, processo criativo, leitura e assuntos relacionados à literatura. A conversa, que teve a participação, entre outros, de Paulo Leminski e Alice Ruiz, foi transcrita e publicada em livro. O Cândido publica, a seguir, alguns dos principais momentos do encontro.

         Especial Capa: Na intimidade da poeta
Pianista de música clássica e bordadeira, Helena Kolody é lembrada por amigos e familiares como
uma pessoa generosa e excelente conselheira.

         Especial Capa: Homenagens ao centenário
Para além da efeméride, 2012 realmente é o ano de Helena Kolody. Uma série de eventos, que começaram ainda no primeiro semestre do ano, visam colocar o nome da poeta paranaense em primeiro plano.

Conto: A teoria do aiceberg
Roberto Muggiati nasceu em Curitiba e é jornalista desde 1954. Trabalhou na BBC de Londres nos anos 1960 e foi editor das revistas Manchete e Fatos & Fotos. Publicou diversos livros, entre eles Rock: o grito e o mito e o romance A contorcionista mongol. Vive no Rio de Janeiro (RJ).

Making Of: Por trás do campo de centeio
Um dos livros mais influentes do século XX, O apanhador no campo de centeio teve seu embrião em contos escritos ao longo dos anos 1940, foi um sucesso imediato e marcou o início do isolamento de J. D. Salinger, que duraria 50 anos

Livro e Leitura: As muitas águas da leitura
Marta Morais da Costa é especialista em leitura, professora da Universidade Federal do Paraná, integrante da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio e autora, entre outros, do livro Mapas do mundo. Vive em Curitiba (PR).

Poema: Dejaflux
Ricardo Pozzo é fotógrafo, poeta e produtor do projeto “Vox Urbe”, realizado no Wonka Bar. Também é membro do grupo literário “Pó & Teias”. Vive em Curitiba (PR).

Entrevista: Zuenir Ventura
Autor de um livro presente no imaginário brasileiro — 1968: o ano que não terminou —, Zuenir Ventura, aos 81 anos, publica Sagrada família, romance de cunho memorialístico que tem os anos 1940 como pano de fundo

Retrato de um artista: Mario Quintana

Expediente desta Edição
Download desta Edição (Arquivo PDF)