Apresentação - Helena 10

Outros sonhos para sonhar

“Um ano que promete ser quente em vários aspectos”, dizia o texto de abertura do número 7 da Helena, lançado no início do verão passado. Olhando em retrospecto, podemos afirmar que a promessa realmente se cumpriu — mas o calor está longe de passar. A atmosfera nebulosa também continua, porém a dúvida agora é outra: para onde vai o Brasil com tantas mudanças à vista?

“É preciso estar atento e forte”, aconselha o clássico caetânico. Aqui, no entanto, preferimos recorrer a outra canção de um tropicalista. Em “O eterno deus Mu dança”, lançada há quase 30 anos, Gilberto Gil celebra a premissa ancestral de que a única constante universal é a mudança. Seu ritmo é festivo e dançante, enquanto a letra fala de “outros sonhos para sonhar”. E é exatamente assim que encaramos as novas etapas.

Diante de um cenário incerto, decidimos ir para a rua em busca do que é urgente na cultura — e voltamos com grandes murais de street art, economia criativa, softwares de produção musical, integração de refugiados, tesouros resgatados da literatura, empoderamento feminino, o medo da censura, o futuro das bibliotecas... Porque não dá para ficar parado, esperando, enquanto o mundo gira.

Boa leitura!