Revitalização

BPP substitui fichários por sistema digital de consulta ao acervo

Além de pesquisar o acervo de forma totalmente informatizada, os usuários poderão acessar a internet gratuitamente na Biblioteca Online

Thaís Reis Oliveira

Os usuários da Biblioteca Pública do Paraná já podem consultar o acervo de mais de 430 mil exemplares da instituição com mais praticidade. Os fichários no hall de entrada da BPP foram substituídos por um computador que dá acesso ao banco de dados da biblioteca de forma mais rápida e simples.

O sistema de catalogação em fichas era o mesmo há mais de 50 anos, desde a inauguração do atual prédio da Rua Cândido Lopes, em 1954. Além de serem pouco práticos, as fichas sujavam ou rasgavam com facilidade, o que gerava reclamações por parte dos leitores. “O computador torna a busca muito mais fácil, a pesquisa nos fichários era bastante complicada e tomava muito tempo”, diz o mestrando e professor universitário Josnei Villas-Bôas, que frequenta com regularidade a BPP, sobre a mudança no método de pesquisa. 

projeto


Ainda em caráter experimental, apenas um computador está disponível para pesquisa. Um funcionário fica à disposição para ajudar os usuários que têm dificuldades com o novo sistema. Em breve, serão instaladas estações de pesquisa em todos os andares do prédio, onde o público poderá fazer consultas ao acervo da BPP por conta própria. O catálogo digital também está disponível no site da Biblioteca, clicando no link “Consulta ao Acervo”.

Mesmo com a consulta online ao acervo, a BPP ainda mantém um antigo fichário com todo o catálogo. A bibliotecária Lucila Sávio, responsável pela seção de catalogação na Divisão de Processamento Técnico, diz que os arquivos são mantidos por segurança, caso o sistema informatizado sofra alguma instabilidade. Há mais de 25 anos na Biblioteca, Lucila considera a mudança bastante proveitosa. “Em qualquer encontro de bibliotecários, dizer que ainda se usa o sistema de fichas provoca risos”, comenta. Para se adaptar ao novo sistema, os funcionários estão recebendo capacitação para o uso da nova versão web do software Pergamum, que gerencia o acervo da BPP.

Reforma
A substituição dos antigos fichários pela consulta online é mais uma etapa do amplo processo de revitalização da Biblioteca Pública do Paraná, iniciada em 2011. Em 2012, a rede lógica e elétrica do prédio foi trocada e expandida, o que possibilitou a implementação da rede de internet sem fio, outra antiga reivindicação dos usuários. No mesmo ano, foi apresentado um projeto de reforma, assinado pelo arquiteto Manoel Coelho. O projeto prevê mudanças arquitetônicas e funcionais em toda a Biblioteca, que abrigará um café e um espaço maior para exposições e lançamentos de livros.

O início da revitalização começou com o fechamento das laterais do prédio, o que aumentou o espaço útil da BPP (a seção infantil foi ampliada e ganhou uma sala para contação de histórias) e inibiu o consumo de drogas no local. A lateral que faz esquina com a rua Ébano Pereira vai abrigar uma sala com nove computadores com acesso gratuito à internet, chamada “Biblioteca Online”. Uma das máquinas será equipada com recursos de acesso a portadores de deficiência. Os funcionários da instituição também ganharão novas máquinas. Cem computadores foram adquiridos e já começaram a ser instalados, o que agilizará o atendimento ao público.

“A reforma da biblioteca vai dar mais conforto aos usuários. É preciso que os leitores estejam na Biblioteca, mas conectados com o mundo”, diz Rogério Pereira, diretor da BPP.