Notas da província

Cândido seleciona jovens autores para coletânea de contos

O Cândido selecionou 15 autores (entre 18 e 30 anos), nascidos ou radicados no Paraná, para participar de uma coletânea de contos. O livro será publicado no primeiro semestre de 2017 pelo selo Biblioteca Paraná, que já editou mais de 20 títulos. As inscrições foram realizadas entre 31 de agosto a 24 de outubro. Cada autor participou com apenas um texto inédito. Seguem os nomes selecionados: Andressa Barichello, Bruno Cobalchini Mattos, Bruno Vicentini, Bolivar Escobar, David Ehrlich, Gabriel Protski, Guy Fausto, João Paulo Marcowicz, Kayo Augustus, Luís Felipe Ferrari, Marceli Mengarda, Marco Aurélio de Souza, Mateus Ribeirete, Murilo Lopes e Wilame Prado.

José Castello lança novo livro

2


O crítico literário e escritor José Castello, radicado no Paraná desde 1994, acaba de lançar um novo livro. Dentro de mim ninguém entra tem como protagonista um personagem livremente inspirado na figura de Arthur Bispo do Rosário, o artista visual que sofreu com problemas psiquátrios e produziu sua obra dentro de hospícios. O livro de Castello ainda traz um ensaio biográfico sobre o artista, com fotografias de suas obras que encontram-se preservadas no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.

Trajetória de Alfredo Andersen no MON

Está em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) a mostra “Trajetória: 114 anos da Escola de Alfredo Andersen”, com 80 obras do artista e de alguns de seus discípulos, entre eles Estanislau Traple, Theodoro de Bona, Lange de Morretes, José Daros, Helena Wong e Domício Pedroso, entre outros. Com curadoria de Débora Maria Russo, a exposição apresenta a trajetória do artista norueguês Alfredo Andersen (1860-1935), que fixou residência na capital paranaense em 1902, foi um dos primeiros pintores profissionais do Estado e atuou como professor no ensino formal e informal de Curitiba. Em 1940, a casa dele se transformou no atual Museu Alfredo Andersen, que abriga a maior parte do acervo do artista. A mostra segue até 5 de março e os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 (meia- -entrada). Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. O MON está situado na Rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico, em Curitiba (PR). Mais informações: (41) 3350-4400.