Notas da Província

Tridapalli finaliza novo romance

Cezar Tridapalli revisa o seu terceiro romance, Vertigem do chão. A narrativa traz dois personagens principais, um holandês, que vive em Utrecht e viaja para Curitiba, e um brasileiro, que vai de Curitiba para Utrecht. “É nessa inversão que o romance acontece”, conta o escritor curitibano, autor dos romances Pequena biografia de desejos (2011) e O beijo de Schiller (2014), vencedor, em 2013, do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Tridapalli já esteve 3 vezes em Utrecht, “duas vezes por causa deste livro” — a mais recente temporada foi de meados de janeiro até o dia 1 de fevereiro deste ano. O prosador diz não ter pressa para lançar a obra, ainda sem contrato com nenhuma editora.

Mais novos na área


Ainda no primeiro semestre de 2016, a Travessa dos Editores coloca nas prateleiras, gôndolas e vitrines de livrarias a terceira edição do Livro dos Novos, coletânea de contos de autores nascidos ou radicados no Paraná, que tenham entre 20 e 30 anos. A primeira edição saiu em 2013, reunindo 16 autores. Em 2015, a segunda compilação também trouxe 16 vozes. Adriana Sydor é a responsável pela curadoria do projeto.

Poesia pela Kotter


A Kotter Editorial publica nos próximos meses E os desgarrados retornam para ti, primeiro livro de poemas de Marco Aurélio de Souza. Ele é autor de 2 romances, O intruso (2013) e Conexões perigosas (2014). Nascido em Rio Negro (PR), é graduado em História, atualmente doutorando em Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vive em Ponta Grossa (PR).

A prosa afiada de Venturelli


O escritor Paulo Venturelli publicou, pela Arte & Letra, o romance Madrugada de farpas. O Cândido antecipou, na edição 30, de janeiro de 2014, um fragmento da longa narrativa ficcional, que tem como matéria-prima o universo gay da capital paranaense. Catarinense radicado em Curitiba, Venturelli atuou por anos como professor, entre outras instituições, no Colégio Medianeira e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante da Academia Paranaense de Letras (APL), é autor de dezenas de títulos, incluindo poesia e prosa.