Notas da Província

Livro-reportagem
4punhos
O jornalista Osny Tavares, desde 2009 atuando na Gazeta do Povo, estreia no mercado editorial. No dia 21 de março, a partir das 19h, ele autografa — no Museu Oscar Niemeyer — o livro-reportagem A quatro punhos — A história real de Macaris e Rosilete, um casal de boxeadores com um sonho em comum. A obra, publicada pela Editora ComPactos, tem 288 páginas e tiragem de dois mil exemplares. “É uma reportagem literária sobre os boxeadores Macaris do Livramento e Rosilete dos Santos, o trabalho foi realizado ao longo de um ano, a partir de mais de 100 horas de entrevista com o casal e com outras 30 pessoas”, afirma Tavares.


A Maringá de John dos Passos
O Brasil em movimento, do escritor norte-americano John dos Passos (1896-1970), foi reeditado pela Editora Benvirá e já está disponível nas livrarias. Publicado originalmente em 1963, o livro traz as impressões das viagens que o autor teve das viagens que fez pelo Brasil em 1958 e em 1962. Um dos capítulos mais interessantes tem como título “A poeira vermelha de Maringá” e mostra a impressão que John dos Passos teve da cidade paranaense. No início do capítulo, uma citação à BPP: “Em Curitiba, cidade agradavelmente letrada com uma bela biblioteca pública e todo um antecedente de publicação e pesquisa histórica, conheci um dos netos do Klabin.

Teatro
Estão abertas, até 20 de março, as inscrições para o Núcleo de Dramaturgia Sesi Teatro Guaíra 2013. O Núcleo é um projeto educacional voltado para a descoberta e o desenvolvimento de novos dramaturgos e o aperfeiçoamento e reciclagem de dramaturgos não iniciantes. A orientação é de Roberto Alvim, Antônio Rogério Toscano e Ruy Filho. As inscrições são realizadas pelo site
www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia