Lançamento

Entrevistas do projeto “Um escritor na Biblioteca” são editadas em livro

Volumes reúnem conversas com alguns dos principais autores brasileiros dos últimos 30 anos, como Luis Fernando Verissimo, Marçal Aquino, Milton Hatoum e Paulo Leminski


Mellissa R. Pitta

Em 2011, após uma interrupção de 26 anos, o projeto “Um Escritor na Biblioteca” foi retomado na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) com uma programação mensal. Concebido originalmente nos anos 1980, o bate-papo trouxe a Curitiba, entre 1984 e 1986, 11 autores da literatura brasileira. Na retomada, em 2011, foram dez escritores.

1980
2011

É o conteúdo dessas conversas que a Biblioteca Pública do Paraná disponibiliza agora, em dois volumes, por meio do selo Biblioteca Paraná.

As entrevistas contidas nos livros do projeto “Um Escritor na Biblioteca” vão ao encontro de uma nova realidade da literatura brasileira, onde o escritor não pode mais “apenas” escrever livros. Espera-se dele, também, que dialogue com seus leitores, fale de seu processo criativo, das ilusões e desilusões de seu ofício equê, com isso, também desmistifique a figura do criador de ficção ou poesia.

Ao percorrer a vida e a carreira dos escritores, suas visões de mundo e motivações, a seleção de autores dos livros funciona como um mosaico das principais tendências da literatura brasileira nos últimos 30 anos.

Além dos tradicionais temas que dificilmente escapam de entrevistas com escritores, como o método de trabalho, as crises de criatividade, a construção de personagens e as influências decisivas no âmbito literário, os livros da série “Um Escritor na Biblioteca” trazem ao leitor o espírito do tempo em que as conversas se deram.

Se nos anos 1980 — quando participaram do projeto nomes como Fernando Sabino, Paulo Leminski e Luis Fernando Verissimo —, a preocupação dosautores era em relação à política e à redemocratização do país, nos anos 2000 os temas são outros. Além da formação intelectual e literária dos escritores, os relatos dão conta de assuntos como a formação de novos leitores, a profissionalização do mercado editorial brasileiro, o estudo da literatura em escolas e universidades e, claro, a autoavaliação dos escritores a respeito de suas próprias trajetórias. Depoimentos que capturam personagens interessantes, como Cristovão Tezza, Marçal Aquino, Reinaldo Moraes e Sérgio Sant’Anna, protagonistas de um dos períodos mais férteis da literatura nacional nas últimas décadas.

Os livros têm tiragem de mil exemplares e serão distribuídos para todas as Bibliotecas Públicas do Paraná. Também estarão à venda na própria BPP por R$ 15 cada um ou R$ 20 os dois volumes.


Escritores entrevistados 1980: Luis Fernando Verissimo, Antônio Callado, Márcio Souza, Thiago de Mello, Paulo Leminski, Fernando Sabino, Ignácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Fernando Morais, Domingos Pellegrini e Helena Kolody.

Escritores entrevistados 2011: Cristovão Tezza, Ana Paula Maia, Elvira Vigna, Luiz Ruffato, Antônio Torres, Marçal Aquino, Reinaldo Moraes, Sérgio Sant’Anna, Luiz Alfredo Garcia-Roza e Milton Hatoum.