Especial Capa: Homenagens ao centenário

Lucas Rufino

Para além da efeméride, 2012 realmente é o ano de Helena Kolody. Uma série de eventos, que começaram ainda no primeiro semestre do ano, visam colocar o nome da poeta paranaense em primeiro plano. No primeiro semestre, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) lançou a revista Helena, publicação com periodicidade trimestral — a edição zero foi dedicada à autora; o próximo número, que circulará a partir de outubro, terá como pauta o Norte do Paraná. Outra iniciativa da SEEC, por meio da Biblioteca Pública do Paraná, foi o Prêmio Paraná de Literatura 2012, com três categorias: romance, conto e poesia. Cada categoria homenageia figuras importantes da literatura paranaense: Helene Kolody dá nome ao concurso de Poesia — Manoel Carlos Karam é o homenageado no Romance e Newton Sampaio no Conto. Na total, 878 pessoas se inscreveram. O resultado deve ser anunciado em dezembro, e o vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil, além da edição de um livro com tiragem de 1 mil exemplares.

De 8 a 11 de outubro, a BPP promove a “Semana Helena Kolody”. No dia 8, o dramaturgo Edson Bueno e o Grupo Delírio Cia de Teatro apresentam uma peça de teatro inédita inspirada na obra da poeta — a encenação acontece no auditório Paul Garfunkel, a partir das 15h. Uma exposição com fotos, poemas e depoimentos de Helena entra em cartaz, também no dia 8, no Hall térreo da BPP — em novembro, a mesma exposição será apresentada no 3º Congresso de Sociologia do Direito, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos dias 9 e 10, acontece também exibições — em variados horários, no auditório Paul Garfunkel — de A babel da luz, curta-metragem que Sylvio Back produziu sobre a autora. A atriz Kaliupe Sachet apresenta, no hall térreo, um monólogo sobre a poeta no dia 11, a partir das 15h — dentro do projeto Aventuras Teatrais. Durante toda a semana, o elenco do Grupo Delírio Cia de Teatro fará leituras de poemas da autora em diversas salas da BPP. O ingresso é gratuito para a programação.

semana helena