Editorial

Há aproximadamente uma década os leitores brasileiros fizeram uma descoberta. Livros de novas vozes literárias de língua portuguesa começaram a surgir nas livrarias — de Porto Alegre, Recife, Brasília a Salvador.

Gonçalo Tavares, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Jorge Reis- -Sá, Ondjaki e Valter Hugo Mãe, entre outros, são alguns desses escritores portugueses e/ou nascidos em ex-colônias de Portugal. É uma nova onda literária? O escritor português Manuel Jorge Marmelo desconfia que sim. E diz mais: “Não creio, aliás, que tenha anteriormente existido outra geração de autores portugueses tão lida e traduzida no estrangeiro quanto a atual”.

A presença desses autores no Brasil, e no mundo, é o destaque desta edição do Cândido. Uma reportagem abre espaço para os autores, além de professores universitários brasileiros, que analisam essa produção literária. “Os pontos de contato entre esses escritores, além do fato de escreverem em língua portuguesa, são a angústia e a perplexidade do homem contemporâneo, diante de valores universais”, afirma a professora Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Maria Helena Sansão Fontes, especialista no assunto.

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Jane Tutikian explica, em ensaio inédito, quem são esses escritores e indica alguns livros disponíveis em livrarias e bibliotecas brasileiras. Valter Hugo Mãe, angolano radicado em Portugal, passou por Curitiba e foi entrevistado. Por fim, o leitor e a leitora do Cândido têm acesso a textos inéditos de três autores portugueses: Jorge Reis-Sá, Manuel Jorge Marmelo e Rui Cardoso Martins.

Boa leitura.