Editorial

Estar em sintonia com seu tempo é um dos objetivos que uma biblioteca pública deve perseguir. Em sua nova fase, é exatamente isso que a Biblioteca Pública do Paraná quer: dialogar com seus usuários e transformar a BPP em um pólo de cultura, não apenas uma instituição monotemática, voltada somente ao empréstimo de livros.

Com esta primeira edição de Cândido, a BPP abre mais um canal de diálogo com seus frequentadores e também com aqueles leitores que estão longe, já que o jornal estará na internet, disponível a todos.

Seguindo a tradição dos míticos periódicos paranaenses de nome próprio, Cândido se junta à dupla Joaquim e Nicolau, o primeiro editado ainda nos anos 1940 por Dalton Trevisan, e o segundo comandado nos anos 1990 por Wilson Bueno. Nosso objetivo, é que Cândido, assim como seus antecessores, deixe sua marca na cultura paranaense e brasileira. O nome também é uma homenagem à própria instituição, cravada no coração de Curitiba (na Rua Cândido Lopes, 133), e a seu atual prédio, construído em 1954 e tombado pelo patrimônio histórico.

Dedicado à literatura e à leitura, Cândido publicará reportagens sobre ações de leitura, o mercado editorial, perfis, entrevistas com escritores, tirinhas, ilustrações, caricaturas e inéditos – contos, poemas, crônicas e trechos de romance. Com isso, pretende-se oferecer ao leitor um panorama rico e abrangente da literatura contemporânea. Em primeiro plano, também estarão os projetos da BPP, como o bate-papo “Um escritor na Biblioteca”, que será transcrito nas páginas do jornal e, no final do ano, ganhará registro em livro, reunindo todos os escritores entrevistados.

E, por uma feliz coincidência, o jornal estreia no mês de nascimento de nosso maior poeta, Paulo Leminski, a quem dedicamos a capa da primeira edição, um ensaio sobre sua obra e textos que discutem o seu legado como poeta e intelectual. Então, sob a égide do bardo do Pilarzinho, Cândido inicia sua caminhada.

Boa leitura,
Rogério Pereira
Diretor-geral da BPP