Editoração

Selo Biblioteca Paraná publica 11 títulos em 2014

Edição fac-similar do jornal Nicolau e antologias de contistas e poetas estão entre as publicações do selo


Lucas de Lavor

Com a publicação dos três livros ganhadores do Prêmio Paraná de Literatura 2014, o selo Biblioteca Paraná completa 11 lançamentos no ano. O material produzindo pela equipe do Núcleo de Edições da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), que funciona na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), foi distribuído a todas as bibliotecas públicas do Estado, escolas e a várias instituições culturais do país.

“Conseguimos realizar projetos importantes, que supriram lacunas de nosso meio editorial, como as antologias 48 contistas parananenses e 101 poetas paranaenses, que dão ao leitor uma dimensão clara da produção literária no Estado. Além disso, colocamos novamente em circulação, em edição fac-similar, o jornal Nicolau”, diz Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública. Os 60 números do suplemento de cultura paranaense Nicolau, editado de 1987 a 1996, voltaram a circular no segundo semestre deste ano. Acondicionadas em três caixas, a coleção teve tiragem de 2 mil exemplares.

Escritor na Biblioteca

Retomando em 2011 após 27 anos de interrupção, o projeto “Um Escritor na Biblioteca” recebeu mais 30 autores em quatro temporadas. As conversas, publicadas no Cândido, foram editadas em livro no começo do ano.

O primeiro volume resgata os bate-papos dos anos 1980, que foram publicados em pequenos livretos que estavam fora de circulação, só disponíveis para consulta local na Divisão Paranaense da BPP. O livro traz conversas com nomes importantes da literatura nacional, como Paulo Leminski, Luis Fernando Verisssimo, Helena Kolody e Fernando Sabino. O segundo volume reúne as conversas da primeira edição do projeto após a retomada, em 2011. Estão lá os bate- papos com Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Reinaldo Moraes e Sérgio Sant’Anna, entre outros autores. Ainda em dezembro, a BPP publica o terceiro volume de entrevistas, que vai reunir autores que participaram dos encontros nas temporadas 2012 e 2013. São 16 escritores, como Bernardo Carvalho, Rubens Figueiredo, Luci Collin, Michel Laub e João Gilberto Noll.

Antologias
a


Organizada por Luiz Ruffato, a antologia 48 contos paranaenses faz um recorte do que foi produzido no gênero desde a emancipação do Paraná. Entre pioneiros como Andrade Muricy e Jaime Balão Junior, o livro traz escritores conhecidos nacionalmente, como Dalton Trevisan e Miguel Sanches Neto, além de nomes da nova geração de contistas.

Já a poesia do Estado ganhou uma compilação inédita que inicia em 1844 e se encerra em 1993. Organizada pelo poeta e crítico Ademir Demarchi, 101 poetas paraenses está dividida em dois volumes, que, juntas, somam mais de 800 páginas. No volume um, estão 50 poetas, nascidos entre a primeira metade do século XIX e a segunda metade do século XX. Já o volume dois, traz 51 autores nascidos entre 1959 e 1993.

Últimos lançamentos

No final de novembro, toda a prosa conhecida de Newton Sampaio, considerado por Dalton Trevisan como “o maior contista do Paraná”, foi publicada no livro Ficções — Newton Sampaio. Com prefácio do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luís Bueno, o volume traz os contos dos livros Irmandade (1938) e Contos do sertão paranaense (1939), além de textos de ficção publicados em jornais e também na revista Joaquim.

Ainda em dezembro, o selo Biblioteca Paraná publica o romance Operação impensável (Vanessa Barbara), a coletânea de contos No início (Adriana Griner) e o livro de poemas Fios (Sônia Barros) — leia mais nas páginas 10 e 11 — todos vencedores da edição 2014 do Prêmio Paraná de Literatura.
alternative


Biblioteca Paraná 2014

Um Escritor na Biblioteca | 1980
Um Escritor na Biblioteca | 2011
48 contos paranaenses
Fac-símile jornal Nicolau
101 poetas paranaenses — antologia de escritas poéticas do século XIX ao XXI
Ficções — Newton Sampaio
Um Escritor na Biblioteca | 2012 e 2013
Operação Impensável, de Vanessa Barbara | Romance
No início, de Adriana Griner | Contos
Fios, de Sônia Barros | Poesia