Curtas da BPP e Notas da Província

Curtas da BPP

Um Escritor na Biblioteca

A Biblioteca Pública do Paraná lança neste mês a terceira reunião de entrevistas do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. Publicado pelo selo Biblioteca Paraná, o livro traz 16 autores, que participaram das temporadas 2012 e 2013 do bate-papo promovido pela BPP. Entre os escritores entrevistados, estão nomes como Luci Collin, Michel Laub, Lourenço Mutarelli, Rubens Figueiredo e Fernando Morais. O volume será distribuído para todas as bibliotecas públicas do Estado, além de outras instituições culturais do país. Também será vendido, na BPP, por R$ 20. Mais informações: (41) 3221-4951

Quatro mentes

A Biblioteca Pública do Paraná recebe, no dia 9 de abril, a peça Quatro Mentes, que integra parte das apresentações do Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba. A apresentação acontece às 19h, no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da BPP. Com textooriginal de Bernard-Marie Koltès e direção e adaptação de Fernando Vettore, a peça tem como enredo quatro personagens: uma menina, uma irmã, uma mãe e um psicopata afim de mostrar os transtornos do gênero fazem parte do cotidiano. A entrada é franca.

 

Notas da Província

Gênesis

Programada para terminar na metade de março, a exposição Genesis, do fotógrafo Sebastião Salgado, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), foi prorrogada até 5 de abril. Com curadoria de Lélia Salgado, amostra apresenta 245 imagens dos últimos oito anos de trabalho de Salgado. A natureza é o foco principal do fotógrafo, que apresenta imagens impressionantes, como o de uma imensa colônia de pinguins, uma onça pintada do Mato Grosso (de 120 quilos), filhotes de elefantes-marinhos, entre outras.

Rodrigo Garcia Lopes

O poeta Rodrigo Garcia Lopes acaba de lançar uma nova coletânea de poemas. Experiências extraordinárias é o sexto livro de poesia do londrinense, que em 2014 estreou na prosa com o romance O trovador. Dividido em quatro seções, o livro debate questões sobre culto à celebridade e a banalização da violência. Escrito ao longo de 2014, Experiências extraordinárias foi viabilizado por meio de uma bolsa do programa Petrobras Cultural que Garcia Lopes conquistou em 2012.

Hitler e o Brasil

No próximo dia 9, Miguel Sanches Neto autografa em Curitiba seu mais recente romance, A segunda pátria. O evento acontece na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, a partir das 19h30. Também haverá bate-papo com o autor. No romance, Sanches Neto vislumbra o que aconteceria se Getúlio Vargas tivesse declarado seu apoio aos nazistas e não aos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.