Curtas da BPP

Tabajara Ruas ministra oficina de roteiro de cinema
TABAJARA


Um dos principais escritores gaúchos, Tabajara Ruas vai ministrar a próxima Oficina BPP de Criação Literária, que acontece das entre 26 e 29 de novembro e será dedicada ao roteiro cinematográfico. A oficina é gratuita e, para se inscrever, é necessário enviar um texto de ficção de até duas laudas para o e-mail para oficina@bpp.pr.gov.br . O escritor selecionará 20 pessoas. Nascido em Uruguaiana, Tabajara está ligado à produção cinematográfica desde 1978, tendo exercido nessa área várias funções, desde a de roteirista até a de diretor. Entre 1971 e 1981, morou no Uruguai, Chile, Argentina, Dinamarca (onde estudou cinema e arquitetura) e Portugal. Durante o exílio, Tabajara escreveu A região submersa, seu romance de estreia, que foi publicado primeiramente na Dinamarca e em Portugal.

Oficina de “Cartaz” com Ricardo Humberto

O ilustrador Ricardo Humberto fará a última Oficina BPP de Ilustração de 2012. Humberto ministra oficina de “Cartaz” entre 21 e 23 de novembro. Os interessados devem enviar uma ilustração, sobre qualquer tema, em 72 dpi, para o e-mail oficina@bpp.pr.gov.br. As inscrições são gratuitas e vão até16 de novembro. Ricardo Humberto é cartunista e publica ilustrações no jornal Gazeta do Povo. Esta é a quarta Oficina de Ilustração realizada nesse ano. Já passaram pela BPP os artistas André Dahmer (Cartum) Allan Sieber (Roteiro para Quadrinhos) e Rafael Campos Rocha (Ilustração Editorial) e Benett (Tiras).

Eliane Brum participa do projeto “Um Escritor na Fronteira”

A premiada jornalista Eliane Brum é a quarta convidada do projeto “Um Escritor na Fronteira”, que até dezembro levará a Foz do Iguaçu cinco grandes nomes da literatura contemporânea para falar sobre suas obras, métodos de criação e hábitos de leitura em bate-papos mensais. Autora dos livros Coluna Prestes – O avesso da lenda, A vida que ninguém vê e Olho da rua, ela lançou em 2011 seu primeiro romance, Uma duas. Eliane também codirigiu dois documentários: Uma História Severina e Gretchen Filme Estrada. O encontro acontece no dia 21 de novembro, às 19h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. O projeto é uma realização da Associação dos Amigos da BPP, com patrocínio de Itaipu Binacional.