Curtas da BPP

Prêmio Paraná de Literatura recebe quase 850 inscrições

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou o número de concorrentes à segunda edição do Prêmio Paraná de Literatura, que teve inscrições encerradas em 31 de julho. No total, foram enviados 841 livros inéditos, divididos em três categorias: Poesia — Prêmio Helena Kolody (399), Romance — Prêmio Manoel Carlos Karam (205) e Contos — Prêmio Newton Sampaio (237). Autores de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal, além de brasileiros residentes em vários países do exterior, enviaram trabalhos. Os Estados com mais participantes são, pela ordem, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O resultado do concurso será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pelo selo Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão reeditar os títulos comercialmente. As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria).


Foto: Rafael Roncato
Rafael Coutinho ministra oficina de Roteiro de HQ

O quadrinista Rafael Coutinho, autor das graphic novels O beijo adolescente e Cachalote (em parceria com Daniel Galera) ministra a quarta edição das “Oficinas BPP de Ilustração” neste ano. Voltada para o Roteiro de Histórias em Quadrinhos, a oficina acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, das 14h às 18h. Para se inscrever, é necessário encaminhar um breve currículo e um esboço de HQ, de no máximo duas laudas, na resolução de 72 dpi para o e-mail oficina@bpp.pr.gov.br até 15 de outubro. Serão selecionados 20 participantes.

 

Michel Laub encerra temporada do projeto "Um Escritor na Biblioteca"em 2013

Marcado para 6 de novembro, o encontro com o autor gaúcho Michel Laub encerra a temporada 2013 do projeto Um Escritor na Biblioteca, que traz mensalmente à BPP autores da literatura contemporânea brasileira para falar sobre sua relação com as bibliotecas e sua trajetória literária. Laub publicou recentemente seu sexto romance, A maçã envenenada. É autor do premiado Diário da queda, entre outros. O bate-papo terá mediação de Flávio Stein e acontece no Auditório Paul Garfunkel, às 19 horas. A entrada é franca.