Curtas da BPP

BPP instala em Paranaguá sua primeira sucursal

A Biblioteca Pública Mário Lobo, em Paranaguá, deu início às suas atividades no último dia 19. Primeira sucursal da Biblioteca Pública do Paraná, o espaço foi viabilizado pela Lei Rouanet, em parceria com o Ministério da Cultura, Renault do Brasil, Copel e Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Com projeto executado pela Associação dos Amigos da BPP, a biblioteca ganhou acervo bibliográfico de 10 mil volumes, entre livros de literatura, história, geografia e artes. Uma semana cultural com palestras, oficinas e atividades musicais e teatrais marcou a inauguração, contando com abertura do escritor Affonso Romano de Sant’Anna. A BPML funciona na Rua Dos Expedicionários, 269.

Novos marcadores

Já está circulando a segunda edição da “Coleção de Marcadores de Página da BPP”. Os novos exemplares trazem caricaturas de quatro grandes escritores da literatura nacional e estrangeira: Jamil Snege (por Robson Vilalba), Clarice Lispector (por Rogério Coelho), Graciliano Ramos (por Osvalter Urbinati) e o irlandês Samuel Beckett (por Samuel Casal). Com tiragem de oito mil exemplares (dois mil para cada autor), os marcadores são distribuídos gratuitamente no balcão de empréstimos da BPP. A cada seis meses, uma nova edição da “Coleção BPP de Marcadores de Página” será lançada, com outros autores e ilustradores. A primeira edição homenageou os escritores Paulo Leminski, Nelson Rodrigues, Helena Kolody, Jorge Amado e Machado de Assis.

Oficina de narrativa experimental com André Sant’Anna

Seguem abertas até 5 de setembro as inscrições para a próxima edição da “Oficina BPP de Criação Literária”. O convidado deste mês é o escritor mineiro André Sant’Anna, que abordará o tema “Narrativa Experimental”. Durante a oficina, serão discutidas as várias linguagens possíveis na literatura. O encontro acontece entre 10 e 12, das 14h às 18h. Para participar, é preciso enviar um breve currículo e um conto de até duas laudas para o email oficina@ bpp.pr.gov.br.