Cândido indica

A partir desta edição, a equipe do jornal seleciona lançamentos e títulos do acervo da Biblioteca Pública do Paraná.


Unknown Pleasures
L'azur blasé
Atire no pianista


Unknown pleasures 
(Editora Seoman, 2015)

Biografia da banda inglesa Joy Division, escrita pelo baixista Peter Hook, Unknown Pleasures é um retrato da explosão musical proporcionada pelo punk a partir de 1976. O Joy Divison foi formado após Hook e o guitarrista Bernard Sumner assistirem uma apresentação dos Sex Pistols em Manchester. A partir daí, a banda reinventou o rock na era pós-punk, criando um som extremante singular, sombrio, hipnótico e intenso. Em um prosa solta, Hook conta em detalhes a trajetória da banda, do sucesso de crítica e público à derrocada final, com o suicídio do vocalista Ian Curtis.

L’azur blasé 
(Kotter Editorial, 2016)

Nesta coletânea de poemas, Guilherme Gontijo Flores, logo de início, propõe um pacto ficcional com o leitor: L’azur blasé seria um livro póstumo do autor, editado por dois conhecedores da vida e da obra de Gontijo. No espólio do poeta, uma miríada de textos que passeiam por diversos subgêneros da poesia — do haicai ao poema-piada. Ao final, um apêndice de notas explica ao leitor as referências utilizadas por Gontijo em seus poemas.

Atire no pianista 
(LPM, 2005)

Um livro sobre marginais, que fogem de outros marginais e de uma vida marginal. Considerada a obra-prima do norte-americano David Goodis (1917-1967), Atire no pianista é um romance eletrizante sobre a montanha-russa que é a trajetória do músico Eddie. Goodis é um dos grandes autores da literatura noir e escreveu outros livros igualmente instigantes, como Lua na sargeta. Em 1960, o cineasta francês François Truffaut dirigiu a adaptação cinematográfica do romance.

O conto zero
Reações Psicóticas

O conto-zero e outras histórias 
(Companhia das Letras, 2016)

Um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, Sérgio Sant’Anna revista seu passado nesta coletânea de histórias curtas. Destaque para o conto “Vibrações”, em que Sant’Anna rememora o anos em que esteve em um programa de incentivo à literatura em Iowa, nos Estados Unidos. Essas lembranças são contadas com o peculiar domínio da língua e inventividade narrativa que se tornaram marcantes na obra do autor.

Reações psicóticas 
(Conrad, 2005) 

O crítico norte-americano Lester Bangs (1948-1982) foi um ícone da impressa musical. Com um estilo visceral e extremamente direto, seus textos sobre discos e estrelas do rock empolgavam tanto quanto a matéria-prima de seu trabalho — ou seja, a música. Reações psicóticas traz textos sobre artistas como Van Morrison, Iggy Pop, Kraftwerk e Jethro Tull. Bangs muitas vezes se coloca como personagem de seus escritos, como na resenha em que relata uma bebedeira com Lou Reed.