Biblioteca Afetiva

Foto: Divulgação

José e Pilar — conversas inéditas
, de Miguel Gonçalves Mendes, é um retrato íntimo de José Saramago e Pilar Del Río na forma de um batepapo sobre os mais diversos assuntos — a casa em Lanzarote, o encontro entre os dois, convicções políticas, morte, etc. Escritor e obra se misturam e o resultado é o universo desse senhor de mais de 80 anos com sua visão de mundo tão cheia de compaixão e de sua companheira, que não poderia ter um nome mais adequado. Provavelmente, um dos livros mais sensíveis e que mais mexeram comigo nos últimos tempos.

Layse Moraes é jornalista e mestranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Escreve sobre o universo literário para o site da revista TPM e mantém o blog Coração nonsense. Vive em Londrina (PR).




Foto: Divulgação
Quando criança, o primeiro contato que lembro ter tido com a literatura foi através de uma edição infantojuvenil do livro de Daniel Defoe, As aventuras de Robinson Crusoé. Sem muito primar por uma leitura analítica, envolvi-me de forma simples com a história do náufrago, vivendo junto dele seus 28 anos, 2 meses e 19 dias em Trinidad. Mais tarde, já aos 15 anos, decidi retomar a leitura que por muito tempo foi meu carro-chefe da infância e, junto da versão integral, deparei-me com uma obra muito mais complexa e reflexiva, que apesar de uma grande aventura, suscita grandes pensamentos e análises sobre temas como a solidão, a fé, a lucidez e a perseverança. “Pobre Robin Crusoé”, como diria seu companheiro, o papagaio Poll, foi um personagem que me iniciou na literatura e até hoje continua comigo.

Mellissa R. Pitta é estagiária de jornalismo na Biblioteca Pública do Paraná, escritora e leitora nas horas vagas. Vive em Curitiba.