B

Biblioteca

Em 2011, a Biblioteca Pública do Paraná iniciou um grande processo de reformulação e modernização, que transformou a instituição em um verdadeiro centro de conhecimento, cultura e convivência. A criação do Cândido, em agosto daquele ano, foi um dos primeiros passos dessa caminhada, amplamente documentada pelo jornal. Mas, em vez de olhar apenas para o próprio umbigo, a publicação mensal da BPP também buscou entender a função das bibliotecas no século XXI, por meio de reportagens especiais e artigos assinados por especialistas.

“Enquanto certos prefeitos se recusam a montar bibliotecas, embora governos acenem com promessas de ajuda, a Suécia criou bibliotecas para os latino-americanos exilados. Eles sabem que os exilados precisam alimentar o seu imaginário na própria língua. Portanto, como venho repetindo, a leitura é o verdadeiro pré-sal."
4

Affonso Romano de Sant’Anna, em artigo que discute a importância das bibliotecas e do ato de ler no mundo contemporâneo (edição 68, março de 2017). Foto: Lina Faria


“Creio que as bibliotecas podem ser um lugar a partir do qual é possível educar o cidadão na aprendizagem de uma ética social. Uma biblioteca, sobretudo uma biblioteca nacional, pode oferecer exemplos de outros modelos sociais e de outras condutas cívicas. Em tempos de corrupção generalizada e falta de empatia, a biblioteca pode nos ensinar a nos comportar de outra maneira, através de histórias que não são as oficiais. Não sei se isso pode funcionar, mas creio que devemos tentar.”
6

Alberto Manguel, então diretor da Biblioteca Nacional da Argentina, em entrevista concedida a Mariana Sanchez (edição 68, março de 2017). Foto: Elisandro Dalcin



6
         
7
         
8

Fabiano Viana      Antonio Dias Raros de Oliveira
9
10

Simon Taylor    Thiago Salcedo
A convite do Cândido, cinco artistas gráficos ligados ao movimento dos urban sketchers (“desenhistas urbanos”) retrataram o prédio histórico da Biblioteca Pública do Paraná, localizada no centro de Curitiba (edição 68, março de 2017)