RETRANCA | Prateleira 23/10/2025 - 10:46
Por Bianca Weiss
O Cândido indica algumas obras de terror produzidas por artistas brasileiros.
Alegres memórias de um cadáver
(Coleção Gazeta do Povo, 2014)
Roberto Gomes
Publicado em 1979, conta a história de um morto que está assombrando uma universidade de Curitiba. O homem era um bibliotecário e sua vida era tão sem graça quanto se pode imaginar. Um romance curto e divertido.
Fantasmogênese: Em Busca da Loira Fantasma
(Fundação Cultural de Curitiba, 2022)
Antonio Eder e André Stahlschmidt
Graphic novel que documenta a lenda urbana da Loira Fantasma de Curitiba. Ela explora a história que surgiu em 1975, quando um taxista relatou ter sido atacado por uma fantasma loira que desapareceu após ser alvejada pela polícia. A publicação reúne a lenda, matérias de jornais da época, e a repercussão cultural do caso.
Enterre seus mortos
(Companhia das Letras, 2024)
Ana Paula Maia
Publicado em 2018, o livro acompanha Edgar Wilson, um removedor de animais mortos em estradas, que tem sua rotina abalada ao encontrar o corpo de uma mulher. Sem que a polícia o recolha, Edgar e seu colega Tomás se tornam guardiões do corpo, numa tentativa de dar um destino mais digno à pessoa. O livro é um romance filosófico com elementos de faroeste que explora temas como abandono, morte, religiosidade e a linha tênue entre o humano e o animal, em uma realidade onde os mortos humanos são frequentemente negligenciados.
Fiodor
(Pé de Cabra, 2025)
Koostela
Nesta história em quadrinhos, durante uma inacreditável viagem à terra dos atípodas, Fiodor tenta desvendar o significado de seus sonhos, e acaba se deparando com a falta de significado de sua própria vida.
O Insosso e o Insólito*entre os Pinheirais
(Coletivo Cine-Fórum, 2024)
Victor Finkler
Coletânea de contos de terror e ficção científica. O livro mistura memórias do escritor com elementos imaginativos e populares da cidade de Araucária-PR.



