PINTURA | A visionária 04/04/2025 - 10:09
Estela Sandrini ou Teca, como é conhecida, possui extensa e premiada produção de desenhos, gravuras, pinturas e esculturas. Nasceu em Curitiba em 1944, formou-se pela Escola de Belas Artes e Música do Paraná (EMBAP) em 1967, onde se tornou professora. Lecionou também na PUC-PR, no Centro de Criatividade de Curitiba e na Penitenciária Feminina do Paraná.
Possui especialização em Antropologia Filosófica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou no ateliê do Professor Juan Carlo Labourdette, em Buenos Aires, e no Maryland Institute of Art, nos Estados Unidos.
Expôs em cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Cleveland, Washington, Madrid, Lyon, entre outras. Trabalhou em alguns espaços artísticos e culturais. Entre 2011 e 2017, foi diretora do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, onde teve uma atuação marcante ao adaptar recursos de acessibilidade na estrutura do museu, sobretudo às pessoas com deficiência. Por ser uma pessoa com baixa visão, ela soube conduzir o projeto que abriu portas para que mais gente pudesse conhecer o espaço.
Mesmo sem visão, Teca pinta. E escreve. Acaba de lançar um livro chamado Fogo no Bordel, onde narra suas memórias, transcritas pelo historiador Ricardo Freire.
Quando Teca é perguntada sobre os próximos projetos é hora de sentar e escutar. Haverá uma lista de propostas que ela quer fazer, faladas como um "sonho", mas pode ter certeza que ela fará acontecer.