GUIA | Ações online 31/05/2021 - 15:50

Um mapeamento de projetos literários locais que migraram para a internet no período de isolamento. Leia também a reportagem.

 

Biblioteca Pública do Paraná

Fechada para visitação desde março do ano passado, a BPP “digitalizou” todos os seus principais projetos. Do Cândido às sessões de contação de histórias para crianças, passando por seu concurso literário anual (rebatizado de Prêmio Biblioteca Digital) e a Flibi (Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná). A instituição também reforçou sua participação nas redes sociais, abrindo espaço para autores, editores, jornalistas e personalidades do mundo cultural falarem de seus novos trabalhos ou indicarem leituras. No último mês de março, quando completou 164 anos de fundação, a Biblioteca disponibilizou para download gratuito todos os livros já lançados por seu braço editorial, o selo Biblioteca Paraná. São mais de 40 títulos, que podem ser baixados em www.bpp.pr.gov.br.

 

Às Vezes, aos Domingos

As conversas entre autores foram planejadas por Marcio Renato dos Santos e Guido Viaro em 2019, mas tiveram início em 2020, já no formato online. Os encontros são transmitidos no Instagram dos convidados, sem uma periodicidade rígida. Para saber mais, acesse www.tulipasnegraseditora.blogspot.com

 

Arte & Letra

Além de editora, a Arte & Letra é também livraria e café. No Instagram @arteeletra é possível acompanhar mais do trabalho da equipe. As vendas são pelo site  www.arteeletra.com.br.

 

Coletivo Era Uma Vez

Era Uma Vez é um grupo colaborativo de escritores e ilustradores de literatura infantojuvenil que atua na formação de leitores. Em seu canal do YouTube, o coletivo publica a série “Coletivo Conta Coletivo”, em que os autores leem trechos das obras de seus colegas. No Instagram e Facebook são realizados sorteios de livros que também estão à venda em www.coletivoeraumavez.com.br.

 

Editora UFPR

Em 2020, a UFPR realizou seu tradicional Feirão em formato online, com a participação de 35 editoras. Livros impressos anteriormente foram digitalizados e estão disponíveis gratuitamente no site www.editora.ufpr.br, assim como novos títulos à venda em ambos os formatos. A Editora está ainda no Facebook, Instagram e YouTube, onde é possível conferir lives e lançamentos.

 

Esc. Escola de Escrita

Sem contar com uma sede, a escola de escrita criativa investiu no site (www.escoladeescrita.com.br) e no contato multiplataforma com os alunos. A Esc. está no Instagram, Facebook e YouTube e tem uma newsletter: mailchi.mp/c7a5f9ebcbde/vem-pra-esc. Entre as novidades por vir, estão um podcast e material no YouTube para quem ainda não pode frequentar uma oficina. 

 

Fundação Cultural de Curitiba

A Coordenação de Literatura da FCC, responsável pelas 17 Casas de Leitura da cidade, investiu em rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de escrita e contato com as escolas, após um período de adaptação ao virtual. As ações acontecem no YouTube, Facebook e Instagram. As novidades são o podcast Curitiba Lê, em várias plataformas, e a Biblioteca Digital no Curitiba APP, com livros de autores paranaenses para download gratuito.

 

Kotter

A editora inaugurou a Kotter TV, canal no YouTube para lives, lançamentos, entrevistas, debates e séries temáticas. Criou também um clube do livro por assinatura, com três opções, que envia títulos diferentes aos apoiadores a cada mês. Está no Facebook, Instagram e no site www.kotter.com.br.  

 

Leia Mulheres

O clube de leituras que discute autoras em todo o país retomou os encontros em Curitiba, de forma virtual, em agosto de 2020. Para acompanhar, participar e se inscrever basta acessar o Instagram @leiamulherescwb e a newsletter tinyletter.com/leiamulherescwb.

 

Medusa

A editora e produtora uniu o estúdio editorial ao acervo no Recreio da Serra, em Piraquara. Os livros são vendidos pelo site www.editoramedusa.com.br, enquanto os lançamentos e oficinas acontecem no canal do YouTube. A Medusa também está no Instagram e Facebook.

 

Membrana

Há cinco anos o grupo colaborativo e crítico de autores soma publicações e participações na literatura e artes visuais. Os encontros quinzenais passaram ao virtual, e no Instagram @membranaliteraria é possível acompanhar ações como o "Membrana lê Membrana”, de leituras entre autores.

 

Mulherio das Letras

O movimento literário feminista é articulado em nível nacional e por diversos grupos regionais no Facebook, YouTube e Instagram. Entre os projetos em andamento estão leituras de texto, clubes de leitura e a continuidade na produção de coletâneas com temáticas varaidas.

 

Plural

O jornal curitibano concluiu recentemente a publicação do romance Lia, de Caetano Galindo, em cem publicações que começaram em 2019. Além das colunas sobre literatura, disponíveis no site www.plural.jor.br, em junho foi lançado o podcast Plural para Ouvir, que discute dois livros por episódio, semanalmente.

 

Prosa Nova

A empresa Prosa Nova atua na pesquisa, captação de recursos e desenvolvimento de projetos na área da cultura — como na produção de livros, oficinas e palestras. Criou, no Instagram, a “Quarentena Literária”, onde escritores indicam outros escritores. Os vídeos e demais informações estão também em www.prosanova.com.br

 

Rascunho

O jornal literário que circula desde 2000 passou a contar com conteúdo digital exclusivo no no ano passado: são três opções de assinatura no site www.rascunho.com.br. Em junho, tem início a 10ª temporada da série de de encontros Paiol Literário, agora com transmissão no YouTube. As edições anteriores estão disponibilizadas em um podcast realizado em parceria com o Itaú Cultural.

 

RelevO

A distribuição do jornal literário em livrarias e pontos culturais está suspensa até a vacinação, mas ainda é possível acessar e assinar para receber em casa no site www.jornalrelevo.com. Com mais de dez anos de circulação, a publicação está também no Facebook, Twitter e Instagram @jornalrelevo. 

 

Sesc Paraná

Os projetos de Literatura do Sesc Paraná incluem bibliotecas, clubes de leitura e laboratórios de escrita (abertos ao público de acordo com as restrições sanitárias determinadas pelos governos municipal e estadual), mas eventos como a Semana Literária migraram para o formato online. O Festival Arte em Rede, no ar atualmente, promove artistas paranaenses em diversos segmentos. Informações pelo site www.sescpr.com.br, Facebook e Instagram. 

 

Vespeiro: Vozes Literárias

Desde 2017, o sarau-coletivo promove eventos sobre literatura e outras artes. As transmissões ao vivo são pelo instagram @vespeiro.vozes.literárias, com temática livre ou em homenagem a autores como Wilson Bueno e Dalton Trevisan.