ESPECIAL | PRATELEIRA 23/10/2024 - 14:55

 

O jornal Cândido indica algumas sugestões de livros inspirados no tema da reportagem principal, que vão desde a obra que marca o romantismo na literatura até a saga da cultura cafeeira no Brasil.

 

OSDJW

Os sofrimentos do jovem Werther (1774)


Romance epistolar, considerado uns dos marcos iniciais do romantismo, do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Em uma narração densa e intimista, o livro traz cartas que Werther troca com seu amigo, Wilhelm, sobre sua paixão arrasadora nutrida por Charlotte. Nelas estão retratadas o sofrimento de um romance impossível, por conta da jovem estar prometida em casamento a outro homem. A obra é reconhecida mundialmente, tornando a personagem de Werther modelo do herói pré-romântico.

 

 

Cidades mortas (1919)


Os relatos regionalistas apresentam personagens típicos brasileiros em situações engraçadas, oferecendo críticas sutis aos valores sociais e ao comportamento humano nesta coletânea de contos de Monteiro Lobato, ambientada em uma cidade do interior de São Paulo. Os contos exploram temas como a decadência econômica, a que da da produção cafeeira, a literatura da época e a desvalorização da honestidade, além de criticar o nacionalismo exagerado e a crueldade, refletindo sobre a realidade sóciopolítica do início do século XX.

cm

 

 

laços

"Amor" (1960) 


Conto de Clarice Lispector, incluso no livro Laços de Família. Narrado em terceira pessoa, gira ao redor da personagem de Ana, que é mãe, esposa e dona de casa, tendo como sua principal ocupação as tarefas domésticas. Quando avista um homem cego mascando goma, seus diálogos interi­ores e reflexões ganham mais profundidade. De cer­ta forma, este conto deu origem até mesmo à ca­pa des­ta edição do Cândido, com a aranha que Ana ob­serva no jardim.
 

 

 

Lavoura arcaica (1975) 


Primeiro romance de Raduan Nassar. A obra conta a história de André, um jovem que foge da vida na lavoura com a família para a cidade, numa tentativa de se desvincular da rigidez do ambiente em que cresceu, envolvendo tanto o domínio paterno quanto a religião, além de uma paixão incestuosa que nutre pela irmã, Ana. O livro faz um paralelo com a parábola do filho pródigo, junto de outros simbolismos religiosos que circundam o protagonista.
 

lavoura

 

 

terra

Terra vermelha (2013) 


Domingos Pellegrini narra a história de José e Ti­ana ao longo de quatro décadas. A epopeia dos migrantes durante o processo de colonização do Oes­te do Paraná serve como pano de fundo para o au­tor explorar, em uma narrativa envolvente, os temas da existência humana.