ESPECIAL | Operação resgate 21/12/2022 - 18:33

Uma seleção de livros lançados nos últimos anos e que desvendam aspectos e personagens até então pouco abordados da história local


 

Elas em Foco, de Heloisa Nichele (Editora UFPR, 2022)

 

capa

 

Com o intuito de mapear e identificar o início dos trabalhos de grandes fotógrafas paranaenses, Heloisa Nichele resgata a presença de profissionais como Fernanda Castro, Karin van der Broocke, Lina Faria, Luciana Petrelli, Lucília Guimarães, Nélida Rettamozo e Vilma Slomp. Produzido a partir de entrevistas realizadas em 2018, o livro-reportagem ainda traz uma série de imagens dos arquivos pessoais das personagens retratadas.


 

CWB, de José Aguiar (Quadrinhofilia, 2020)

capa

 

A obra é uma viagem pessoal do autor pelos espaços de Curitiba, contemplando histórias, arquiteturas, obras de arte e símbolos da cidade. Experimentando com a linguagem livre dos quadrinhos, José Aguiar criou duas histórias que se atravessam no tempo e espaço — e que podem ser lidas tanto a partir do começo quanto a partir do final do livro.


 

Morar nas Alturas! A Verticalização de Curitiba Entre 1930 e 1960, de Elizabeth Amorim de Castro e Zulmara Clara Sauner Posse (Edição do autor, 2017)

 

capa

 

O livro é o resultado de uma pesquisa sobre a modernização do centro de Curitiba ao longo de 30 anos, com foco em edifícios que buscam atender as necessidades atuais, como comércio, lazer e serviços. O trabalho inclui análises tipológicas das contribuições dos bairros para o crescimento da cidade, bem como aspectos culturais e históricos. Destaque para os estudos sobre as principais galerias curitibanas.


 

Sicupira — Vida e Gols de Um Craque Chamado Barcímio, de Sandro Moser (Banquinho, 2020)

 

capa

 

Biografia de um dos maiores heróis do Athletico Paranaense, que também jogou no Botafogo e Corinthians. Ao trazer à tona fatos desconhecidos sobre a vida e a carreira do atleta, Moser acaba contando também um pedaço importante da história de Curitiba.