ESPECIAL | 10 livros essenciais de divulgação científica
29/10/2021 - 13:35

Para iniciar na literatura de divulgação científica

Selecionamos 10 livros para os leitores de ficção se aventurarem pelo caminho contrário

 

cosmos

Cosmos (Carl Sagan)

Uma viagem por 14 bilhões de anos de evolução cósmica, este é o mais conhecido e essencial livro do “pai” da divulgação científica, que explora tópicos que vão da origem da vida às pessoas que ajudaram a moldar a ciência moderna.

 

astrofisica

Astrofísica para Apressados (Neil deGrasse Tyson)

Discípulo de Sagan, o astrofísico procura responder, de forma clara e acessível, a questões como “qual é o meu lugar no espaço?”. Um guia para aqueles que desejam saber mais sobre os mistérios do céu.

 

origem

A Origem das Espécies (Charles Darwin)

Clássico dos clássicos, atemporal, obrigatório. O livro que apresentou ao mundo a teoria da evolução e mudou para sempre a ciência como o planeta a conhecia.

 

bailarina

A Bailarina da Morte: A Gripe Espanhola no Brasil (Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling)

Um retrato da gripe espanhola no Brasil, que no início do século XX assolou o país, potencializada por disputas políticas, posturas negacionistas, estatísticas maquiadas e falsas curas milagrosas.

 

como funciona

Como Funciona o Fascismo: A Política do “Nós” e “Eles” (Jason Stanley)

Quando o fascismo parecia ter ficado no passado, restrito aos livros de história, o termo foi recuperado para se referir a governos contemporâneos. Na obra, Stanley aborda os 10 principais fundamentos desse tipo de regime e seus perigos.

 

sapiens

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Yuval Harari)

Uma narrativa histórica sobre o percurso do ser humano sobre a Terra, da Idade da Pedra aos gênios do Vale do Silício, de símios a governantes do mundo.

 

contra

Contra a Realidade: A Negação da Ciência, suas Causas e Consequências (Natalia Pasternak e Carlos Orsi)

Ciência não é questão de opinião. Natalia Pasternak e Carlos Orsi analisam as principais teorias negacionistas e mostram como todas podem ser refutadas facilmente com argumentos científicos sólidos.

 

1499

1499: O Brasil Antes de Cabral (Reinaldo José Lopes)

O Brasil não começou em 1500. A saga pré-histórica do país inclui cidades em plena Amazônia, redes de comércio, grandes monumentos e tradições artísticas espetaculares que não podem ser esquecidas.

 

uma breve

Uma Breve História do Tempo (Stephen Hawking)

Qual é a origem do universo? Ele é infinito? Houve um começo e haverá um fim? Há outras dimensões? Com um texto bem-humorado, uma das mentes mais geniais que já passaram pelo planeta desvenda, junto com o leitor, diversos mistérios da física.

 

como as democracias

Como as Democracias Morrem (Steven Levitsky e Daniel Ziblatt)

Como é possível uma democracia tradicional colapsar? Um apanhado histórico do rompimento de democracias no último século e uma análise de como a escalada do autoritarismo funciona atualmente.

 

 

Murilo Basso é jornalista, com passagens pela Gazeta do Povo, Rolling Stone e Editora Abril.

Últimas Notícias