Cândido - N° 30 - Janeiro 2014

Edição 30
Antropofagia local

Influenciada pela prática da tradução, poesia paranaense tem nova geração de autores, que segue apostando na transcriação lírica

Nesta edição:

Cartum

Biblioteca Afetiva

Curtas da BPP

Notas da Província

Entrevista: Evandro Affonso Ferreira

Autores recebem Prêmio Paraná de Literatura 2013

Livros premiados serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil

Entrevista: Caetano W. Galindo

Conto | Livre-arbítrio
Caetano W. Galindo nasceu em 1973, em Curitiba, onde mora. Desde 1998 é professor de História da Língua Portuguesa na Universidade Federal do Paraná. Traduziu obras de Thomas Pynchon, David Foster Wallace e Ulysses, de James Joyce — trabalho reconhecido com o Prêmio Jabuti e com um prêmio da Academia Brasileira de Letras. Ensaio sobre o entendimento humano é a sua estreia na literatura.

Romance | Madrugada de Farpas
Paulo Venturelli nasceu em Brusque, em 1950. Mudou-se para Curitiba em 1974 para cursar Letras na Universidade Federal do Paraná, onde também fez seu mestrado. É autor, entre outros , dos livros de contos Fantasmas de caligem e Histórias sem fôlego, além do romance Meu pai. Em 2012 seu livro Visita à baleia ganhou o prêmio de melhor texto e ilustração (feitas por Nelson Cruz), concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Vive em Curitiba (PR).

Poesia | Marcelo Montenegro

Especial Capa: Poesia Paranaense

Organizador da Antologia de Poetas Paranaenses que a Biblioteca Pública do Paraná lança no primeiro semestre deste ano, o poeta e crítico Ademir Demarchi traça um panorama da poética contemporânea feita no Estado

Poesia:

Alvaro Posselt

Amarildo Anzolin

Ana Guadalupe.

Fernando Koproski

Ricardo Schmitt Carvalho

Solivan Brugnara

Esvaziando as gavetas
Escritores paranaenses ou radicados no Estado prometem vários lançamentos em 2014

Contos | Dalton Trevisan
Os quatro contos publicados nesta edição do Cândido fazem parte do livro inédito O beijo na nuca, de Dalton Trevisan, que a editora Record publicará no primeiro semestre deste ano.

Perfil do leitor: Bernardo Vilhena
Autor de clássicos do rock nacional dos anos 1980, o letrista revela ser um grande leitor de romances e crônicas — mas destaca a força permanente do poema

Retrato de Um Artista: Liev Tolstói