Concurso

Autores recebem Prêmio Paraná de Literatura 2013

Livros premiados serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil

Da Redação

Foto: Lina Faria

Rogério Pereira (diretor da Biblioteca Pública do Paraná), Paulino Viapiana (Secretário de Estado da Cultura), Adriane Garcia (vencedora na categoria Poesia), Caetano W. Galindo (vencedor na categoria Contos) e Omar Godoy (jornalista e coordenador do Prêmio).

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promoveu no último dia 12 de dezembro o evento de entrega do Prêmio Paraná de Literatura 2013. Cerca de 900 autores de todo o país enviaram livros inéditos para a segunda edição do concurso, que premiou Meu primeiro morto, de Jaci Palma (SP), Fábulas para adulto perder o sono, de Adriane Garcia (MG), e Ensaio sobre o entendimento humano, de Caetano W. Galindo (PR). Cada vencedor receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pelo selo editorial Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares. Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e o diretor da BPP, Rogério Pereira.

Viapiana destacou a importância do Prêmio Paraná não só para o cenário literário, mas também para a cultura do Estado em geral. “Torço para que o Prêmio Paraná tenha muitas edições no futuro”, afirmou o secretário, que também ressaltou a distribuição gratuita dos livros vencedores para bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil.

Para o diretor do BPP, esta segunda edição consolida o prêmio como um dos principais do gênero no país. Ele agradeceu o empenho da comissão organizadora e de toda a equipe de colaboradores da BPP. “O concurso é mais uma das várias ações da Biblioteca Pública voltadas para a inserção do livro e da leitura no dia a dia das pessoas”, disse.

Vencedor na categoria Contos (Prêmio Newton Sampaio), Caetano W. Galindo agradeceu a presença de seus familiares e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e chamou a atenção para o conjunto de projetos que a BPP desenvolve desde 2011. “Espero participar sempre do Prêmio e de outras atividades da Biblioteca.”, afirmou.

Adriane Garcia, premiada na categoria Poesia (Prêmio Helena Kolody), revelou que não imaginava estrear na literatura com Fábulas para adulto perder o sono. “Eu me surpreendi com essa vitória no Prêmio Paraná. Tenho um original anterior pronto, na gaveta, e sempre pensei que publicaria ele primeiro”, disse a escritora, que também elogiou o visual da capa de seu livro.

As obras concorrentes ao Prêmio Paraná de Literatura foram avaliadas por um júri formado por nove membros (três em cada categoria). Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer foram os jurados da categoria Romance. Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolheram o melhor livro de contos. Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins analisaram as obras de poesia. A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP.