Na biblioteca de José Carlos Fernandes

Uma biblioteca para o futuro


a


O cronista José Carlos Fernandes consome livros há quase três décadas. Ele mostra à reportagem do Cândido seu acervo, que revela a formação intelectual do jornalista que também estudou Filosofia, Literatura e História da Arte


Kaype Abreu

O jornalista José Carlos Fernandes começou a se interessar por livros ainda nos anos 1970. Hoje, aos 51 anos, estima ter perto de 2,5 mil títulos. O número, “chutado” por ele, pode parecer modesto para quem o conhece. Professor universitário, cronista e repórter especial do jornal Gazeta do Povo, Zeca, como também é conhecido, é aficionado por livros. É comum encontrá-lo na rua com uma sacola cheia deles, em geral usados como material de apoio às aulas que ministra na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Por isso mesmo, sua biblioteca pessoal é formada, em grande parte, por obras relacionadas ao seu interesse profissional. Com formação em Filosofia, Jornalismo, Literatura e História da Arte, Zeca é pródigo em “pensatas”. E tem uma sobre bibliotecas: “O acervo de livros revela muita coisa sobre a trajetória do dono.”

As primeiras lembranças de Zeca em relação aos livros são da infância, quando convivia com os clientes que frequentavam a banca de jornais da família, onde fascículos e enciclopédias eram artigos muito requisitados, uma espécie de febre editorial entre leitores no início dos anos 1970. A partir da adolescência, a ida ao seminário o colocou em contato com outras referências, mais ligadas às questões religiosas. Foi quando sentiu o desejo de ter seus próprios livros.

O Manual de redação do Estadão foi o primeiro livro que adquiriu após o período no seminário. É o marco-zero de sua biblioteca, que também conta com os exemplares que ganhou ainda na infância. “Mas a maior parte das obras eu comprei”, conta.

Apesar de a maioria do acervo estar ligada às demandas profissionais, de sala de aula, há muitos “livros afetivos”, como Zeca se refere aos chamados títulos de cabeceira. É o caso de A invenção do cotidiano, de Michel Certeau, que fala sobre a individualização na cultura de massa. Ou Chega de saudade, de Ruy Castro, que “conta a história da Bossa Nova de maneira íntima”.

Zeca ainda não leu todos os volumes que estão nas estantes. “Isso é um projeto para a velhice.” Quem sabe, no futuro, ele venha a usufruir de tudo o que está armazenando. Afinal, a leitura — o jornalista, professor e bibliófilo já falou em mais de uma ocasião — amplia os horizontes e, também, é um estímulo para a vida exterior e interior. “O escritor Alberto Manguel diz que em todo lugar tem um livro com uma página que foi escrita pra você.”

a

Declínio do homem público (1988), de Richard Sennett
Clássico da sociologia contemporânea, O declínio do homem público discorre sobre o desequilíbrio da civilização moderna e a relação entre vida pública e culto ao indivíduo e ao individualismo. “O Sennett é um autor que amo de paixão. Ele me ajuda a organizar a vida, a organizar valores. Compro tudo que sai dele. Volta e meia a gente ajuda um aluno a encontrar o seu autor. Tive um que encontrou o Sennet. Fiquei feliz”.

Questão de ênfase (2001), de Susan Sontag
a

Questão de ênfase é um livro de ensaios. Em um dos textos, Sontag fala da escrita como um mergulho num lago gelado”, conta José Carlos. A autora acreditava que reescrever e editar um texto era a parte ‘quente’, a mais prazerosa de todo o processo. “Ela rejeita essa ideia da escrita como sofrimento. Para ela, escrever é como provar do próprio pensamento. É o oposto do que eu faço — geralmente tenho uma relação mais sofrida com a escrita.”

O crepúsculo do macho (1980), de Fernando Gabeira
O crepúsculo do macho revelou um olhar diferente daquilo que a gente tinha sobre a luta armada até então. O Gabeira era um autor que não estava do lado que gente se acostumou a ouvir, o heróico, o da pessoa que havia ficado para enfrentar o regime ditatorial. Ele era alguém que havia repensado seu papel. E a gente estava repensando, no momento da anistia, o que tinha sido o exílio e a ditadura.

Manual do Peninha (1973)
a

“Esse é o culpado de tudo. O Manual do Peninha, que era o sobrinho jornalista do Tio Patinhas. Todo mundo lia e queria ser jornalista. Era aqui que a gente sabia da história do Império Romano e do Acta Diurna [primeiro jornal conhecido, criado por Júlio César em 69 a.C], por exemplo. Hoje, toda redação tem alguém que recebe o apelido de ‘Peninha’”.

PifPaf - Edição fac-símile (2005)
“Pifpaf foi o primeiro jornal alternativo do Brasil. E lançaram a edição fac-símile. Quando a gente achava que teria acesso a isso? Também tenho todas as edições da Bravo, Piauí e Vida Simples. Essa coisa do colecionismo é um clássico do nosso país. O brasileiro adora colecionar revista."

Menos que um (1986), de Joseph Brodsky
“Esse livro conta a história de um jovem na antiga União Soviética. O autor vai narrando a rotina dele nesse período. Uma família vivendo num quarto, sem cozinha e banheiro. Fui para a Rússia em 1997 para fazer um trabalho jornalístico. Queria conhecer melhor aquela sociedade e acabei lendo esse livro no avião, por indicação de um amigo.”

A invenção do cotidiano, de Michel de Certeau (1980)
“Se tivesse que levar um livro para uma ilha deserta, seria A invenção do cotidiano. Ele tem uma coisa parecida com a Bíblia. Há sempre uma nuance inesperada. O autor vai ajudando a gente a pensar naquilo que é real. O dia a dia, as relações com os objetos e com a vizinhança. Há uma matriz antropológica muito forte.”

Chega de saudade (1990), de Ruy Castro
“Nesse livro, que conta a história da Bossa Nova, o autor vai presenteando o leitor com a história que ele cultivou. Esse é o trabalho do jornalista: entregar tão bem uma história a ponto de o leitor poder contá-la como se fosse sua.”

Memórias de uma moça bem comportada (1958), de Simone de Beauvoir
a

“Na faculdade a gente estudava os filósofos, mas não sabia nada da vida deles. Para mim, talvez fosse mais fácil entendê-los a partir da intimidade. No caso da Simone, ela fala da relação com a mãe, da vida burguesa e de como se tornou sexualmente livre. Lembro da frase dela que marcou gerações: ‘É mais importante ser livre do que ser feliz.’"