Governador lança novo número da revista Helena em Londrina 30/11/2012 - 10:50

“Nasci pé-vermelho e tenho orgulho disso”. Com essa frase, o governador Beto Richa iniciou o seu pronunciamento no lançamento da segunda edição da revista Helena, no salão nobre da Biblioteca Municipal de Londrina. Realizada na noite da última quinta-feira (29), a cerimônia contou com as presenças da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, do secretário da Cultura, Paulino Viapiana, do prefeito de Londrina, Gerson Araujo, do secretário da Cultura de Londrina, Leonardo Ramos, e da diretora da Biblioteca, Rosangela Rocha de Mello. Em seu novo número, a Helena resgata a história da colonização e do desenvolvimento da região Norte do Estado.

Paulino Viapiana afirmou que a revista Helena (uma iniciativa da Secretaria da Cultura), pode ser entendida como um suporte para contar e veicular histórias. Em seguida, Viapiana aproveitou para mencionar que o prédio em que funciona a Biblioteca de Londrina está localizado no quarteirão onde os pioneiros ingleses jogavam tênis — apenas a partir de 1983, no governo José Richa, o espaço passou a ser utilizado como equipamento cultural.

“Histórias como essa estão presentes neste número da Helena”, comentou Viapiana. A edição traz, em 114 páginas, textos, artigos, fotos e entrevistas que abordam diferentes aspectos do Norte paranaense. “A revista também surgiu da necessidade de criarmos um veículo para preservar e difundir a cultura”, disse o secretario da Cultura, para uma plateia de mais de 200 pessoas. Entre elas, colaboradores da revista, como Domingos Pellegrini, Paulo Briguet, Nelson Capucho, Nilson Monteiro, Rogério Recco, Jota e Letícia Marquez.

O advogado Marco Antonio Lima disse, após folhear a revista, que a Helena “é uma excelente iniciativa.” Já o jornalista Jair Gazolli chamou a atenção para o fato de a edição contemplar todas as faces do Norte, começando com a fundação de Londrina, passando por reflexões sobre o planejamento de Maringá e chegando até as expressões mais atuais, como a ebulição cultural da região. “No que diz respeito à cultura, nunca o interior foi tão contemplado e prestigiado como acontece, agora, com a revista Helena. Esta edição é de fundamental importância para entender o que é o Norte. Textos impecáveis. Imagens lindas. Edição primorosa”, comentou Gazolli.