Divisão de Informática

A Divisão de Informática da Biblioteca Pública do Paraná é responsável pela administração, coordenação, supervisão e orientação dos serviços informatizados da instituição. Além disso, administra, atualiza e mantém o Pergamum — Sistema Integrado de Bibliotecas.

Com o auxílio técnico da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), a Divisão coordena a Rede Local de Computadores. A administração da rede também é responsável pela instalação, atualização, manutenção e segurança de softwares específicos para as áreas administrativas da BPP.

Há quase duas décadas, a Divisão de Informática elabora e coloca em prática projetos de sistemas de gestão da informação, que tem melhorado as condições de trabalho e a eficiência dos serviços disponibilizados pela BPP, tal como a confecção e emissão da carteira de leitor e de empréstimos de livros.

Pergamum — Sistema Integrado de Bibliotecas

Desde 2009, a Biblioteca Pública do Paraná mantém parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná para a utilização do Pergamum — Sistema Integrado de Bibliotecas. O Pergamum dá acesso à utilização dos padrões internacionais biblioteconômicos por meio do Marc 21, formato que padroniza as catalogações e permite a divulgação e intercâmbio de dados de diferentes bibliotecas através de programas de computador desenvolvidos especificamente para este fim.

Com a aquisição desse sistema, os usuários podem pesquisar o acervo, renovar empréstimos de livros, consultar seu histórico de empréstimos e débitos e incluir áreas de interesse para novas aquisições ou pesquisas direcionadas (DSI).