Microfilmagem

Sendo um dos principais recursos buscados pelos pesquisadores que frequentam a Divisão de Documentação Paranaense, o microfilme é uma excelente forma de pesquisa por proporcionar um acesso rápido, limpo e seguro. Trata-se de um meio que facilita o armazenamento de documentos e possibilita a leitura deles sem a preocupação da deterioração do material, podendo durar até 500 anos. 


Além disso, oferece segurança enquanto fonte histórica a partir da Lei da Microfilmagem, que confere autenticidade, integridade e legalidade às imagens dos documentos microfilmados. Deste modo, um documento em microfilme possui um amparo legal, sendo autêntico e fiel ao documento original em papel. 


A DDP possui um acervo de mais de 5 mil microfilmes de jornais, disponíveis a todos os usuários. Recomenda-se o agendamento prévio para utilização da máquina de microfilme (presencialmente, no segundo andar da Biblioteca, ou pelo telefone [41] 3221-4965). O setor ainda oferece o serviço de digitalização de páginas do microfilme, pelo valor de R$ 2,00 por página.