Prêmio Paraná de Literatura 2018

Em sua quinta edição, o Prêmio Paraná de Literatura selecionou obras inéditas, de autores de todo o país, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense. A comissão julgadora, presidida pelo diretor da Biblioteca, Rogério Pereira, foi formada por nove membros e avaliou 1.852 trabalhos inscritos gratuitamente pela internet. Carola Saavedra, Luiz Antonio de Assis Brasil e Oscar Nakasato foram os jurados da categoria romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Ivana Arruda Leite, Andréa Del Fuego e Rodrigo Tadeu Gonçalves escolheram o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Marília Garcia, Ricardo Silvestrin e Wilberth Salgueiro analisaram as obras de poesia (prêmio Helena Kolody).

Os vencedores foram:

ROMANCE | Prêmio Manoel Carlos Karam

Kzar Alexander, o louco de Pelotas, de Lourenço Cazarré

Livro vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2018 na categoria Romance. Para o autor, o gaúcho Lourenço Cazarré, Kzar Alexander, o louco de Pelotas pode ser definido como um livro “sobre a paixão alucinada de um homem pela literatura”. Escrito em capítulos breves e com uma linguagem simples, com alguns laivos eruditos, temos aqui uma narrativa que flui com segurança da primeira à última página.

Lourenço Cazarré (Pelotas-RS, 1953), jornalista formado pela Universidade Católica de Pelotas, reside em Brasília desde 1977. Autor de coletâneas de contos, novelas juvenis, peças de teatro e romances, recebeu prêmios literários importantes, como o Nestlé, nas categorias romance (1982) e contos (1984). Um de seus livros para jovens, Nadando contra a morte (Formato, 1998), foi finalista do Jabuti. Estava nascendo o dia em que conheceriam o mar (2011) e Os filhos do deserto combatem na solidão (2017) estão entre suas publicações mais recentes.

CONTOS | Prêmio Newton Sampaio

Todo esse amor que inventamos para nós, de Raimundo Neto

O escritor piauiense Raimundo Neto venceu o Prêmio Paraná de Literatura 2018 na categoria Conto. “Foi meio que num jorro”, diz Neto sobre o processo de escrita de Todo amor que inventamos para nós. Boa parte das narrativas e personagens presentes nos contos apresentam gêneros e sexualidades que, na definição do autor, não se adequam a casas e famílias heteronormativas e, por isso, “sofrem, choram, são apagadas e também morrem”.

Raimundo Neto é piauiense. Nasceu em 1982 e morou nas cidades de Batalha e Teresina até 2014. Formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e pós-graduado em sua área de atuação, realizou trabalhos diversos em saúde pública em seu Estado natal. Atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como psicólogo para o Tribunal de Justiça do Estado. É colaborador fixo da revista literária eletrônica São Paulo Review, para a qual escreve resenhas, contos, crônicas e ensaios. Em 2018, foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura com um romance inédito.

POESIA | Prêmio Helena Kolody

Lição da matéria, de Daniel Arelli

Livro de estreia do mineiro Daniel Arelli, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2018 na categoria Poesia. Doutor em Filosofia pela Universidade de Munique, Arelli afirma que, em seus versos, buscou dialogar com a tradição da poesia “antilírica, antissubjetiva e antipoética”. Lição da matéria conversa com diversas correntes artísticas, das artes visuais à literatura.

Daniel Arelli nasceu em Belo Horizonte, em 1986. É doutor em filosofia pela Universidade de Munique, com uma tese sobre o conceito de materialismo. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lição da matéria é seu primeiro livro de poemas.