Prêmio Paraná de Literatura

Prêmio Paraná de Literatura 2014 abre inscrições

Em sua terceira edição, o concurso da BPP vai selecionar livros inéditos de autores de todo o país nas categorias Romance, Contos e Poesia


Thiago Lavado

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) lança no dia 7 de abril o Prêmio Paraná de Literatura 2014. Como nas edições anteriores, realizadas em 2012 e 2013, o concurso da Secretaria da Cultura do Paraná vai selecionar livros inéditos em três categorias que homenageiam escritores importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). No ano passado, mais de 800 obras foram inscritas por autores de todo o Brasil.

Jaci
Adriane
Galindo


O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela BPP, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar os trabalhos por outras editoras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de junho (o edital com as regras e instruções está disponível no site www.bpp.pr.gov.br). As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria). O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

Em 2013, os vencedores foram Jaci Palma (Meu primeiro morto, romance), Caetano Galindo (Ensaio sobre o entendimento humano, contos) e Adriane Garcia (Fábulas para adulto perder o sono, poesia). Os livros foram lançados e distribuídos pelo selo Biblioteca Paraná, que também edita autores paranaenses e resgata títulos relevantes que estejam esgotados ou fora de catálogo. No momento, os três autores negociam a reedição de suas obras por editoras comerciais. “Após duas edições muito bem sucedidas, o Prêmio Paraná de Literaturase consolidou como uma das principais premiações do Brasil. Tenho certeza de que este ótimo início é fundamental para a permanência do concurso no calendário da literatura brasileira. Leitores e escritores só têm a ganhar com o fortalecimento dos prêmios em todo o país”, afirma Rogério Pereira, diretor da BPP e presidente do júri.

Momento fértil da literatura

Vitorioso em 2013 na categoria Contos, Caetano Galindo destaca a seriedade com que o Prêmio Paraná é planejado e executado. “Só isso já tornaria o concurso relevante. Mas acho que se trata de uma iniciativa que tem tudo para entrar para a história da literatura brasileira e paranaense, até porque coroa um momento particularmente fértil, produtivo, das letras locais”, afirma o tradutor e professor universitário, residente em Curitiba.

Para a poeta mineira Adriane Garcia, autora de Fábulas para adulto perder o sono, o rigor na escolha dos jurados e a transparência que envolve todo o processo de avaliação estão entre as marcas do concurso. “A banca é sempre composta de nomes notórios na literatura, seja por seus trabalhos ou por sua lisura. Sendo assim, ganhar o Prêmio Paraná de Literatura é algo que a gente pode afirmar que só acontece por mérito”, diz a escritora de Belo Horizonte, lembrando da participação, nos anos anteriores, de jurados como Alberto Mussa, Raimundo Carrero, Eucanaã Ferraz, José Castello, Luiz Ruffato, Marçal Aquino e Heloisa Buarque de Hollanda.