Setor Braille da BPP amplia serviços de acessibilidade em 2024 10/01/2024 - 12:57

Biblioteca possui uma seção especializada há 54 anos, com novos projetos voltados às pessoas com deficiência que serão desenvolvidos neste ano

 

A fim de fortalecer ainda mais as atividades promovidas pela Seção Braille, este ano será iniciado um projeto que levará leitura para idosos em casas de repouso e por telefone, com o objetivo de ampliar e levar os seus serviços de acessibilidade para mais usuários, previsto para iniciar em março. “Este projeto que está por vir é um movimento onde a Biblioteca vai até a pessoa, levando não só leitura, mas também uma boa conversa sobre o universo dos livros. Na BPP, temos em mente que não há evolução sem doação”, diz Maria Lucia Catafesta, agente do Setor Braille da Biblioteca.

O setor especializado em Braille existe há 54 anos, com mais de 30 mil títulos, entre livros, audiolivros, e-books, revistas, boletins e folhetos em versão adaptada, sendo um dos espaços de Braille mais antigos e amplos do país. Entre os serviços oferecidos, além do aprendizado do Sistema Braille, estão o empréstimo de bengalas para auxiliar nos deslocamentos, as sessões de cinema por agendamento, o óculos Orcan, que “traduz” automaticamente à pessoa cega a comunicação que não está em braille, entre outros. 
 

Trocas transformadoras

O Diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, comenta sobre o direcionamento e o acolhimento da comunidade de modo geral no ambiente da BPP. “Sabemos que trocas transformadoras são promovidas. No caso da Seção Braile, essa interação se tornou rica e profícua, importante para Curitiba, para o Paraná e, inclusive, para o Brasil. Considero o trabalho realizado neste setor algo grandioso, resultado da dedicação diária da nossa equipe, formada por pessoas competentes e generosas, com profundo conhecimento da área, fundamental para construir o setor, como um alicerce de afeto e carinho, e que realmente promove a inclusão e a acessibilidade, foi a junção de tudo isso”, afirma.

A Seção Braille da BPP é um espaço aberto à prestação de serviços culturais e educacionais que visa o desenvolvimento e a formação das pessoas com deficiência visual por meio do atendimento e orientação aos usuários e no acesso à informação e à leitura por meios especializados, como o livro falado, o livro digitalizado e o livro em Sistema Braille. 

A chefe da Divisão de Coleções Especiais da BPP, Lidiamara Gross, ressalta que os serviços em Braille que a Biblioteca oferece são fundamentais para garantir o acesso igualitário à informação e à cultura para pessoas com deficiência visual. “Ao oferecer livros, periódicos e outros recursos em Braille, a biblioteca não apenas amplia sua coleção, mas também fortalece sua missão de ser um espaço democrático e inclusivo. Isso permite que os indivíduos com deficiência visual explorem, aprendam e se envolvam com o mundo literário e acadêmico”, conclui.

 

Conheça os serviços disponibilizados pelo setor:

 

Livro Falado

São livros gravados em áudio em formato CD. Parte deste trabalho é realizado por voluntários, que corrigem textos previamente escaneados, na própria seção. Direcionados ao público adulto e infantil.

 

Livro Digitalizados

Processo em que o livro físico é digitalizado para audição por meios informatizados. Esse modelo possibilita também a impressão em fontes de tamanhos diversos, de acordo com a necessidade. Direcionados ao público adulto e infantil.

 

Livro em Braille

Livros impressos no Sistema Braille em que o leitor lê com o auxílio das pontas dos dedos.

 

Livros Infantis em Braille

O acervo da BPP também contém livros infantojuvenis impressos no Sistema Braille. A grande maioria dos exemplares é confeccionada artesanalmente e possui ilustrações em relevo, permitindo que as crianças sintam as diferentes texturas dos materiais empregados.

 

Recursos e serviços

Além dos vários formatos de livros, a Seção disponibiliza outros recursos para ajudar o portador de deficiência visual. São eles: periódicos (revistas, boletins e folhetos), tocadores de mp3 e fones de ouvido, equipamentos de som, CDs, jogos adaptados, equipamentos para escrita e cálculo, máquinas de datilografia Braille, regletes, punções, sorobãs, equipamentos para ampliação de imagens e de textos, computadores com sintetizadores de voz que possibilitam a audição do que está escrito na tela, além do óculos Orcan.

 

Empréstimo

Para realizar empréstimo do acervo, a pessoa deve fazer sua inscrição de acordo com as “Normas para inscrição de leitor e empréstimo de livros” na Seção de Circulação. O leitor precisa estar cadastrado na Biblioteca Pública do Paraná, solicitado na Seção Braille. As pessoas residentes em outros municípios do Paraná devem efetuar a solicitação por meio da biblioteca municipal local, que solicitará os serviços da REDECEG (Serviço de apoio a outras bibliotecas).

 

Visitas Orientadas

A Seção Braille recebe visitas de grupos para apresentação do espaço físico e dos serviços prestados. De acordo com a faixa etária, essas visitas devem ser previamente agendadas na Seção Infantil.

 

Horário de atendimento: 

Segunda a sexta, das 8h30 às 19h; aos sábados, das 8h30 às 12h30.

Telefone: (41) 3221-4985.

E-mail: braillebpp@bpp.pr.gov.br 

 

Biblioteca Pública do Paraná

Cândido Lopes, 133 - Centro - Curitiba - PR 

41 3221-4900

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h.