Saiba como foi a oficina de crônica com José Roberto Torero 01/09/2012 - 12:03

Lucas Rufino

Entre os dias 27 e 30 de agosto, o escritor José Roberto Torero ministrou a Oficina BPP de Criação Literária, que teve como tema a crônica. “Apresentei os principais formatos de crônicas e os alunos fizeram dois exercícios por dia. Também analisamos e debatemos textos de escritores como Luis Fernando Verissimo e Guimarães Rosa”, disse o cronista, autor de livros como Zé Cabala e outros filósofos do futebol e Crônicas para ler na escola.

Para Torero, as oficinas literárias não necessariamente formam novos autores, mas podem ajudar os participantes a decidir se pretendem continuar escrevendo. Segundo ele, um bom cronista deve ser, também, um bom observador.

“O Torero nos mostrou que algo banal pode virar uma boa crônica, desde que bem observado e trabalhado. Gostei também das dicas que ele deu a partir da experiência em outras áreas, como o jornalismo, o cinema e a televisão”, disse o participante Mário Luiz.

Formado em Letras e em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, Torero é autor, entre outros, do romance O Chalaça, vencedor do Prêmio Jabuti em 1995. Também escreveu roteiro para programas de televisão, entre os quais Retrato Falado, da Rede Globo. Colaborou com jornais brasileiros e atualmente escreve crônicas publicadas aos sábados, a cada 15 dias, no caderno “Esporte” da Folha de S.Paulo.
Desde 2011, 15 escritores já passaram pela Oficina BPP de Criação Literária, entre outros nomes, Milton Hatoum, Eliane Brum, Sérgio Rodrigues, Felipe Hirsch, Michel Laub e Luiz Ruffato.

Serviço:

A próxima Oficina BPP de Criação Literária, com João Anzanello Carrascoza, será destinada ao conto. Saiba como se inscrever.