Nesta quinta, BPP promove palestra sobre os poetas mineiros do século 18 29/08/2012 - 15:30

No mês em que são celebrados 10 anos da Oficina Permanente de Poesia, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e a Academia Paranaense de Poesia promovem palestras e encontros comemorativos. Nesta quinta-feira, 30 de agosto, Alzeli Basseti ministra a palestra “Primeiros poetas brasileiros (Grupo mineiro)”, a partir das 18h, na Sala de Reuniões, no terceiro andar da BPP. O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca.

Autora, entre outros, dos livros “De manto e bordão”, “Pífaros e pandeiros” e “100 trovas da madrugada”, Alzeli vai comentar a produção dos poetas mineiros do século 18, entre os quais Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) e Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), que participaram do movimento que se tornaria conhecido como Inconfidência Mineira. “Houve um tempo no qual a poesia influenciava a vida social. Hoje, os poetas já não interferem decisivamente na realidade. Vou discutir esses e outros assuntos”, diz Alzeli.

Há dez anos, a Academia Paranaense de Poesia decidiu promover reuniões para difundir a poesia e os movimentos poéticos, além de viabilizar o encontro de poetas. Em parceria com a BPP, que cedeu o espaço, foi idealizada a Oficina Permanente de Poesia, com encontros todas às quintas-feiras. “Estudamos e difundimos a evolução, as fases e as realizações líricas”, comenta Alzeli. No dia 16 de agosto, o poeta gaúcho Fabrício Carpinejar foi o palestrante convidado, em meios aos eventos de comemoração de uma década de atividades.

Serviço:
Oficina Permanente de Poesia. Palestra de Alzeli Basseti sobre os "Primeiros poetas brasileiros (grupo mineiro)".
Dia 30 de agosto, a partir das 18 horas, na Sala de Reuniões, no terceiro andar da Biblioteca Pública do Paraná.
Entrada franca.
Mais informações: (41) 3221-4900.
www.bpp.pr.gov.br


GALERIA DE IMAGENS