Museu Paranaense recebe último encontro do projeto “De Caso Com a Palavra” 26/11/2012 - 10:50

Mais de 443 pessoas participaram do curso que alcançou 16 cidades do Estado do Paraná

Nos dias 10 e 11 de dezembro, a escritora Cléo Busatto, ministra no Museu Paranaense oficinas do projeto “De Caso com a Palavra”. O encontro é é aberto para todos os interessados, independente da sua área de atuação. O projeto, de autoria de Cléo Busatto, tem o apoio, por meio da BPP, da Secretaria da Cultura do Paraná (Seec). Curitiba é a última cidade do circuito — que envolveu 16 municípios do Estado —, cujo objetivo é transformar os participantes em multiplicadores da leitura. “Mais de 443 pessoas, representando 121 municípios do Paraná, receberam a formação”, explica Cléo. “Foram 20 horas presenciais e 20 horas de atividades, onde os participantes elaboraram um relatório de aplicação do que vivenciaram no curso”, complementa a escritora, que também é mestre em Teoria Literária.

Sobre o projeto

O curso é gratuito e oferece aos participantes uma reflexão sobre o texto literário. O ensino de como a palavra falada pode servir como forma de interação com as diversas áreas de conhecimento também é abordado. A formação dos mediadores integra as metas do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (Pelll), sugerido pela Seec. A primeira cidade a receber a ação foi Cascavel, no início do mês de agosto. Após, as cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Londrina, Jacarezinho, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Ivaiporã, Piraí do Sul, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Ponta Grossa e União da Vitória também receberam o projeto. As inscrições são realizadas gratuitamente pelo site www.cultura.pr.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3024-7342.

de caso com a palavra

De caso com a palavra realizado em Laranjeiras do Sul entre os dias 29 e 30 de outubro

Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto é escritora e contadora de histórias. Mestre em Teoria Literária pela UFSC. Pesquisadora transdisciplinar formada pelo Cetrans. Como mediadora em projetos de leitura e literatura formou cerca de 50 mil pessoas e suas histórias foram ouvidas por mais de 75 mil. É autora de 20 obras, entre livros e CD-ROMs. Em 2002 publicou seu primeiro livro infantil, Dorminhoco, e não parou mais. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o Bologna Children’s Book Fair. Autora de quatro livros teóricos que abordam o tema narração oral e oralidade e quatro CD-ROMs sobre narração oral de histórias. Coautora de livros de contos e teóricos. Colaboradora de jornais e revistas dirigidas ao público infantil e juvenil. www.cleobusatto.blogspot.com e www.cleobusatto.com.br.

Serviço:
Projeto: “De Caso com a Palavra”
Inscrições: www.cultura.pr.gov.br / Inscrições gratuitas
Local: Museu Paranaense
Endereço: Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco
Data: 10 e 11 de dezembro.
Informações: (41) 3024 - 7342