Mostra de cinema indígena inicia programação na BPP 01/01/1970 - 08:30

Sessão acontece nesta segunda-feira (14), às 14hrs. A partir de terça, as exibições serão realizadas nas salas da Cinemateca e do Basílio Itiberê

Na manhã desta segunda-feira (14) foi dado início à “I Mostra Audiovisual — Olhares Indígenas”. A cerimônia de abertura do evento foi realizada no auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná, que é um dos espaços de projeção da Mostra.

Com o objetivo de aproximar a sociedade das culturas indígenas do Brasil, o evento abre sua programação com a exibição do filme Corumbiara, na Biblioteca Pública do Paraná. Serão duas sessões: a primeira às 9h; a segunda às 14h. A entrada é gratuita.

A Mostra ocorre paralelamente ao “Abril Indígena”, evento nacional em alusão ao “Dia do Índio” (19), e acontece simultaneamente em outros dois espaços culturais da cidade, a Cinemateca e o Auditório Basílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura). Pela primeira vez a capital paranaense receberá a estreia de nove estreias de curtas e longas-metragem com essa temática.

O evento, que ocorre entre os dias 14 e 19 de abril, tem o intuito de fomentar o contato com as diversas tribos e culturas brasileiras, além de pluralizar o acesso e a divulgação de 16 filmes produzidos em diversas regiões do país, oferecendo também palestras e apresentações culturais.

Como parte das comemorações, a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPIN SUL), promove o bate-papo com o cineasta e secretário executivo da ONG Vídeo nas Aldeias, Vincent Carelli.


O filme
Leiloada durante o governo militar, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, é o cenário, em 1985, de um massacre de índios isolados. Apesar dos visíveis sinais de tentativa de apagar as evidências de sua existência, filmadas pelo documentarista Vicent Carelli, e das denúncias do indigenista da FUNAI Marcelo Santos, o caso é esquecido. Dez anos depois, o encontro de dois índios desconhecidos numa fazenda oferece a primeira oportunidade a Santos e Carelli de retomar o fio desta história, que registra muitas lacunas, mas revela aos poucos os inequívocos sinais da continuidade dos crimes contra os povos indígenas, num processo de selvagem apropria da terra na Amazônia.

Serviço:
I Mostra Audiovisual – Olhares Indígenas
Exibição do filme Corumbiara
Data: 14 de abril de 2014
Horário: 09 e 14hrs
Local: Auditório Paul Garfunkel (Biblioteca Pública do Paraná)
Entrada gratuita.

GALERIA DE IMAGENS