Jornal Cândido disponibiliza todas as edições online 22/12/2012 - 16:40

A partir de agora, todas as 17 edições do jornal Cândido estão disponíveis no site do jornal (www.candido.bpp.pr.gov.br). Com isso, todo o conteúdo do jornal, desde a primeira edição, que homenageou o poeta Paulo Leminski, pode ser lido e baixado online.

Desde sua estreia, o jornal procurou discutir temas pertinentes da literatura contemporânea e, principalmente, dar vazão à produção ficcional, crítica e poética do Paraná. Com tiragem de 10 mil exemplares e 40 páginas, Cândido se tornou uma referência entre os periódicos literários no Brasil.

Das longas entrevistas com escritores importantes, como João Ubaldo Ribeiro e Ignácio de Loyola Brandão, passando pelos depoimentos dos convidados do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, como Edney Silvestre e Domingos Pellegrini, até os perfis com leitores instigantes como o músico Rogério Skylab e o filósofo Luiz Felipe Pondé, tudo está ao alcance de um clique àqueles que não têm a oportunidade de manusear a edição impressa. As apuradas ilustrações, feitas pelo primeiro time de desenhistas do país, que desde o começo marcaram o percurso do jornal, também estão disponíveis na edição online.

Em 17 edições, foram mais de mais de 70 inéditos, entre poemas, contos e crônicas. Pelas páginas do jornal passaram alguns dos nomes mais destacados da literatura contemporânea do Estado — entre veteranos e promessas —, como Josely Vianna Baptista, Rodrigo Garcia Lopes, Thiago Tizzot, Luiz Felipe Leprevost, Roberto Gomes, Marcio Renato dos Santos, Ivan Justen Santana, Assionara Souza, Jussara Salazar, entre outros nomes. Por outro lado, o jornal também procurou acompanhar a cena literária nacional, publicando nomes importantes da ficção, escritores fundamentais de nosso tempo, a exemplo de Milton Hatoum, Ronaldo Correia de Brito, Alberto Martins, Luiz Vilela, Sérgio Sant’Anna e Adélia Prado.

GALERIA DE IMAGENS