Cândido de novembro traz especial sobre a Geração de 1945 no Uruguai 30/11/2023 - 17:49

A edição de novembro do Jornal Cândido explora, em seu especial de capa, a história da Geração de 45 no Uruguai, que promoveu uma consciência crítica e social que reverbera até hoje na literatura latino-americana, apesar de pouco conhecida no Brasil. Nomes como Amanda Berenguer, Armonía Somers, Ida Vitale, Idea Vilariño, Juan Carlos Onetti, Mario Benedetti, Sarandy Cabrera, etc, participaram deste movimento e contribuíram com um importante legado literário e intelectual. Assinada por Marianna Camargo, editora do jornal, a reportagem ressalta os diálogos estéticos e políticos desta geração, que conta também com dicas de livros de alguns destes poetas publicados no Brasil. 

O Cândido traz poemas inéditos da única representante viva deste movimento, a  uruguaia Ida Vitale, que completou 100 anos em novembro deste mês — traduzidos por Ana Carolina Freitag.

Salgado Maranhão, poeta e compositor maranhense, autor de livros como Mural de Ventos (1998), A Cor da Palavra (2009) e Ópera de Nãos (2015) conversa com Luiz Felipe Cunha, repórter do jornal. Clara Peloso, Jovina Renhga, Ítalo Puccini, Rosângela Marquezi e Vitor Paiva estão na seção 5x5, que revela curiosidades sobre suas referências literárias. 

O texto selecionado do Jornal Nicolau deste mês é o ensaio sobre artes visuais de Fernando Bini, chamado O Beijo de Edvard Munch, publicado originalmente em 1996, na última edição do periódico. A publicação ainda conta com a crônica de Daísa Rossetto e fotografias de Maringas Maciel. A arte da capa é de Jonas Lopes.

 

Serviço

Jornal Cândido 144 — novembro 2023

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

 

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Cândido Lopes, 133 - Centro 

Curitiba - PR 

41 3221-4900

@bibliotecapr

 

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h