Biblioteca recebe atrações da 5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos 15/01/2024 - 15:50

A programação, que inicia dia 19, conta com apresentação de espetáculos, exposições, oficinas e muito mais

Entre os dias 19 e 27 de janeiro, a Biblioteca Pública do Paraná recebe algumas atrações da 5ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos, desenvolvida pela  Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB).

A programação começa com a exposição “Vem Prá Animação”, que inaugura dia 19, sexta, às 10h, no hall térreo da instituição, e apresenta os bonecos do mestre Manoel Kobachuk — que formou uma geração de artistas e faleceu em julho de 2023. A exposição também conta com a exibição do documentário sobre a vida de Kobachuk. No mesmo dia, na Sala de Reuniões da BPP, acontece a Oficina “Brinquedo Cantando e Cantigas de Roda no Teatro de Bonecos”, com a bonequeira Sueli Lara; serão duas sessões das 10h às 12h (com distribuição de senhas a partir das das 8h30) e das 14h às 16h (com distribuição de senhas a partir das 12h30), com capacidade máxima de 30 crianças.

A outra parte da programação acontece na Seção Infantil a partir do dia 22, (11h e 15h), onde o público poderá interagir com os bonecos de duas mestras do Paraná: Dona Maria Teresa Carvalho Silva (In memoriam) e Tadica Veiga.

Dia 23, às 15h, no auditório, acontece a apresentação da peça “No Armário Não Cabe Ninguém”, do Grupo de Pesquisa em Teatro Para Infância (GPeTI), que promove diálogos e reflexões sobre tolerância e a convivência com a diferença. Capacidade máxima de 132 pessoas, com distribuição de senhas a partir das 14h. Todas as atividades são gratuitas e seguem até dia 27 de janeiro na Biblioteca Pública do Paraná.

SOBRE A APRTB | Fundada em 1985, a APRTB — Associação Paranaense de Teatro de Bonecos — vem sendo responsável pelo desenvolvimento da arte do Teatro de Bonecos no Paraná, na difusão, produção cultural e formação desta arte milenar. Tem por finalidade realizar, resgatar, preservar, proteger, fomentar, incentivar, identificar, registrar, pesquisar, valorizar e promover a Arte do Boneco no Paraná e no Brasil, como patrimônio cultural, em todas as suas manifestações.

SERVIÇO:

Exposição de bonecos em homenagem ao bonequeiro Manoel Kobachuk

Hall Térreo

Data: 19 a 27 de janeiro

Abertura: 10h

Oficina “Brinquedo Cantando e Cantigas de Roda no Teatro de Bonecos”, com Sueli Lara

Sala de Reuniões do 2º andar

Data: 19 de janeiro

Capacidade máxima de 30 crianças

Duas sessões: 10h às 12h (com distribuição de senhas a partir de 8h30) e das 14h às 16h (com distribuição de senhas a partir de 12h30).

Monitoria sobre o funcionamento de bonecos com Bloco da Interatividade para crianças

Seção Infantil

Data: 22 a 27 de janeiro (nesses dias não haverá Hora do Conto)

Duas sessões: 11h e 15h, com média de 2h de duração cada.

Espetáculo “No Armário Não Cabe Ninguém”

Auditório

Data: 23 de janeiro

Capacidade: 132 pessoas (com distribuição de senhas a partir das 14h)

SINOPSE

Com bonecos e objetos manipulados, conta-se a história de Pi e Tatá, dois monstros que vivem, juntos, rotinas repetitivas e tediosas, até que um dia uma enorme tempestade traz ao Vale dos Monstros uma criatura desconhecida. Permeado de muita diversão e ludicidade, o espetáculo promove diálogos e reflexões sobre tolerância e a convivência com a diferença.