Biblioteca Pública promove estande literário no litoral paranaense 23/01/2024 - 16:04

A ação faz parte da programação cultural do Verão Maior Paraná e incentiva a troca de livros entre locais e veranistas
 

A Biblioteca Pública do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, promove um estande literário na Arena Caiobá, no litoral paranaense, como parte da programação cultural do Verão Maior Paraná, do Governo do Estado. São mais de 1.500 livros doados pela BPP para incentivar a leitura entre os moradores locais e veranistas. Com entrada gratuita, a ação, que iniciou no dia 16 de janeiro, segue até o dia 4 de fevereiro.

O intuito da atividade é estimular a doação, mas também a troca de livros: o usuário pode levar um livro que já leu e trocar por uma nova leitura. “A ideia é fazer o livro circular, vivenciar novas histórias, e além de estar viajando no litoral, poder viajar na imaginação pelos livros”, diz a Secretária de Estado da Cultural, Luciana Casagrande Pereira Ferreira.

O espaço dispõe de mesas e cadeiras confortáveis para leitura no local e, além da troca de livros, o usuário também pode emprestar e levar uma leitura para casa; e caso haja interesse por uma obra específica, o usuário ganha o livro escolhido. São obras de diversos gêneros entre romance, infantil, juvenil e autoajuda. Mais de 50 livros estão sendo doados por dia, com um total de cerca de 100 visitas diárias.

“É gratificante poder ocupar com livros um espaço como este, no litoral, dedicado aos veranistas e aos moradores. A ideia não é apenas fazer a doação de mais de mil e quinhentos títulos que a BPP enviou para o projeto, mas estimular a leitura e a troca”, comemora Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná.

SOBRE O VERÃO MAIOR PARANÁ | A edição 2023/2024, prevista para acontecer de 26 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024, prevê ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado, que visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.
 

Serviço:

Espaço Literário da Biblioteca Pública do Paraná

Arena Caiobá