Biblioteca Pública inaugura acervo permanente e exclusivo de livros de autoria negra 29/08/2023 - 12:38

No próximo sábado, dia 2 de setembro, a Biblioteca Pública do Paraná inaugura a “Estante Afro — Maria Águeda”. O acervo possui mais de 500 títulos de autores/as afrodescendentes doados pelo Centro Cultural Humaitá, por intermédio de Adegmar José da Silva (Kandiero).

Programado para acontecer a partir das 10h, no hall térreo da Biblioteca, o evento de inauguração conta com cerimônia de abertura, seguido da apresentação musical com Rúbia Divino e Klüber.  Às 11 horas, acontece uma mesa redonda com Bruno Leonardi, Kandiero, Rosane Arminda e  e Professora Dra. Edicelia Souza Pereira sobre a importância desta ação, que marca o início da construção desta estante, que continuará recebendo novos títulos, exclusivamente, de autores/as negros/as. O evento será finalizado com o Sarau das Marias, composto por Claudia Maria Ferreira, Dilma Martins dos Santos, Jocilene Macario, Joselisa Teixeira de Magalhães, Rosane Arminda Pereira, Rosilda de Fátima Schimanski Taborda e Silvana Felipe Benedito (com leitura de Pedra Felipe Benedito).

O diretor da Biblioteca Pública, Luiz Felipe Leprevost, ressalta que a ação simboliza o caráter democrático da instituição. “A BPP é uma das poucas instituições do Brasil que possui um acervo totalmente dedicado à literatura negra. Esta iniciativa tem um simbolismo importante e marca uma das principais missões de uma biblioteca: ser um local de encontro comunitário acolhedor, aberto e gratuito, onde todos podem refletir, compartilhar e debater”, completa.

A ação conjunta com a Secretaria de Estado de Cultura promove e fortalece as pautas relacionadas à cultura negra, não só no Paraná como no Brasil. Com a inauguração da Estante Afro — Maria Águeda, o público poderá ter acesso a obras como Um Defeito de  Cor, de Ana Maria Gonçalves, Brasil Afro Alto Revelado, de Miriam Alves, Os Últimos Inéditos de Prosa e Poesia, de Cruz e Souza, As Andorinhas, de Paulina Chiziane, entre outros títulos. O nome da estante homenageia Maria Águeda, mulher livre e negra, vinda da região de Tindiqüera, hoje Araucária. Na Curitiba de 1804, ela se negou a obedecer as ordens da esposa do capitão-mor da vila e, por isso, foi levada à prisão, tornando-se um dos símbolos da cultura afro-paranaense.

Kandiero considera este lançamento um momento histórico e que, de certa forma, coroa os 20 anos de ensino da história e cultura afro no currículo escolar. “Aos poucos vamos rompendo o consenso da invisibilidade e a visibilidade do consenso. Próximo do fim da década dos afrodescendentes (2015-2024), proposto pela ONU — cujo tema é justiça, reconhecimento, desenvolvimento e enfrentamentos discriminações múltiplas e agravadas —, a Biblioteca está de parabéns por dar este passo e contribuir com a valorização e visibilidade da presença negra e da cultura afro no Paraná”, ressalta o ativista e editor à frente do Centro Cultural Humaitá.

 

Confira o cronograma do evento de lançamento da Estante Afro — Maria Águeda:

 

Abertura com Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná

Às 10h15

 

Apresentação musical com Rúbia Divino e Klüber

Às 10h30

 

Mesa-redonda, com Bruno Leonardi, Kandiero, Rosane Arminda Pereira e Professora Dra. Edicelia Souza

Às 11h

 

Sarau das “Marias”

Com Claudia Maria Ferreira, Dilma Martins dos Santos, Jocilene Macario, Joselisa Teixeira de Magalhães, Rosane Arminda Pereira, Rosilda de Fátima Schimanski Taborda e Silvana Felipe Benedito (com leitura de Pedra Felipe Benedito)

Às 12h 

 

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Criada em 1857, a Biblioteca Pública do Paraná é uma das maiores e mais importantes bibliotecas públicas do Brasil, com aproximadamente 750 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais multimídia. Os serviços e projetos desenvolvidos pela instituição garantem acessibilidade e diversidade, tornando o espaço um dos centros culturais públicos mais visitados do país.

 

Serviço:
 

Lançamento da Estante Afro — Maria Águeda

Data: 2 de setembro de 2023, sábado

Horário: 10h

Local: hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná

Entrada gratuita

 

Endereço:

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133, Centro

Curitiba/PR

3221 4900

 

bpp.pr.gov.br

@bibliotecapr

facebook.com/bibliotecapr