BPP tem programação especial para crianças no mês de outubro 05/10/2023 - 12:21

Haverá concurso de redação, exposição de jogos para pessoas com deficiência, lançamento de livros, contação de histórias e sessões de filmes

 

Em comemoração ao Dia das Crianças, o mês de outubro (com exceção dos dias 12 ao 15, devido ao Feriado da Padroeira do Brasil) está repleto de atrações infantis. Haverá concurso de redação infantil, acesso a jogos e atividades adaptadas para pessoas com deficiência, contação de histórias, oficinas, exposições, filmes e muito mais. A 7ª Festa Literária da Biblioteca (Flibi), marcada entre os dias 23 e 28 de outubro, também terá atrações exclusivas para os pequenos.

 

Jogos para PCD

Entre os dias 9 e 18 de outubro, a seção Braille disponibilizará no hall térreo uma exposição de jogos de tabuleiro adaptados para pessoas com deficiência visual, com o tema “Brincar é Preciso Para Todos”. O público terá a opção de participar das atividades imersivas com vendas nos olhos.

A ideia é que por meio dessas interações seja possível abrir horizontes e demonstrar a importância de uma sociedade inclusiva e com equidade. Estarão disponíveis os seguintes brinquedos: jogos de dados, dominó, xadrez (para pessoas com deficiência visual e motora), memória tátil e memória de texturas, resta um, trinca, prancha para desenho, siga o mestre, trilha e jogo da velha.

As crianças também terão acesso a livros em braille, entre eles, O Exercício de Ser Criança, de Manoel de Barros; Poemas para Brincar, de José Paulo Paes; Trava - Miolo, de Simone Pedersen e Dorinha; e Mônica Brincando Pelo Brasil, de Maurício de Souza.

 

Concurso de redação para crianças

Outra novidade na Biblioteca durante o mês das crianças é o 27º Concurso Infantil de Redação. O texto deve ter entre 15 e 50 linhas e será realizado logo em seguida à inscrição, que deve ser feita presencialmente na Seção Infantil da BPP, até o dia 18 de outubro, das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h30, aos sábados. Podem participar do concurso crianças de 7 a 10 anos, acompanhadas por responsável legal. 

O trabalho deve ser manuscrito, legível e sem rasura. O tema a ser desenvolvido no texto será revelado para cada participante após a inscrição. O resultado será publicado no site da biblioteca no dia 23 de outubro, e terá três vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugar.

 

FLIBI

A 7ª Festa Literária da Biblioteca terá uma parte da programação voltada especificamente para o público infantil. No dia 24, às 15h, na seção Infantil, a Casa Eliseu Voronkoff fará uma homenagem a Jaqueline Carteri, pedagoga, mediadora de leitura, contadora de histórias e autora de livros infantis, que dedicou sua vida ao incentivo à leitura. Durante o encontro, haverá uma apresentação dos projetos literários da autora e contação de histórias. 

No dia 27, será transmitido o filme Hotel Transilvânia, no Cine Pipoca. Do dia 20 de outubro a 11 de novembro, o público pode conferir a exposição “Além-Mar", além de “Turma da Mônica em: Acessibilidade e Inclusão”. Entre os dias 23 e 31, na Hora do Conto, será feita a leitura de O menino e a flor, de Célia Cris. Haverá ainda o Sábado Lúdico na Gibiteca, no dia 28, às 10h.

 

Programação geral

O mês terá oficina de origami, com Denise Krukoski, no dia 7 de outubro; Sábado Lúdico, nos dias 21 e 28 de outubro; lançamento do livro Paletó Estampado no dia 21 de outubro; e Leitura Amiga com Célia Cris e a ONG Cãopanheiro nos dias 7 e 21. As crianças terão acesso à mostra Bichinhos Raros, entre os dias 7 e 18 de outubro, organizada pela seção de Obras Raras, no hall do segundo andar, e ainda conferir sessões de filmes infantis no auditório, com o tema “Diversidade”, entre os dias 9 e 11, com os longas Encanto, Soul  e Luca.

A programação infantil ainda terá a Hora do Conto, contação de história para crianças de segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e aos sábados, às 11h. Entre os dias 2 e 7, a obra lida será O Nascimento do Dragão, de Wang Fei; de 9 a 11, Jardins, de Roseana Murray; e entre 16 e 21, O Leão e a Estrela, de Mariana Zanetti.

 

Confira a programação completa aqui:

Hora do conto

Sessões diárias de contação de histórias, seguidas de atividades sobre os temas apresentados

De 2 a 7 — O Nascimento do Dragão, de Wang Fei

De 9 a 11 — Jardins, de Roseana Murray

De 16 a 21 — O Leão e a Estrela, de Mariana Zanetti

De 23 a 31 — O Menino e a Flor, de Célia Cris (Programação especial da 7° Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná) 

De segunda a sexta, às 11h e 15h. Aos sábados, às 11h

* Não haverá contação na sessão das 15h do dia 27

Seção Infantil

 

27° Concurso Infantil de Redação

Inscrições presencialmente na Seção Infantil, voltado para participantes de 7 a 10 anos.

Dias 2 a 18

Seção Infantil

 

Sessão de filme infantis com o tema Diversidade

Dia 9 — Encanto (2021)

Dia 10— Soul (2020)

Dia 11 — Luca (2021)

Às 10h e 14h

Auditório

 

Oficina de origami com Denise Krukoski

Dia 7, às 11h30

Seção Infantil

 

Leitura Amiga com Célia Cris e ONG Cãopanheiro

Dias 7 e 21, às 10h

Seção Infantil

 

Sábado Lúdico

Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games

(Programação especial da 7° Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná) 

Dias 21 e 28, às 10h

Gibiteca/Multimeios

 

Lançamento do livro Paletó Estampado

Sessão de autógrafos com a autora Claudia Viuvanegra

Dia 21, às 11h30

Seção Infantil

 

Cine Pipoquinha

Sessões de curtas com audiodescrição

(Programação especial da 7° Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná) 

Dias 23 a 26,  às 14h

Seção Infantil

 

Cine Pipoca

Exibição do filme Hotel Transilvânia (2012) com distribuição de pipoca para o público

(Programação especial da 7° Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná) 

Dias 27, às 14h30

Auditório

 

Lançamento do livro A Galinha D`angola que Jogava Bola

Sessão de autógrafos com o autora Claudia de Biassio

(Programação especial da 7° Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná) 

Dia 28, às 11h

Seção Infantil

 

EXPOSIÇÕES

Além-Mar

Exposição de obras, de Adão, que exploram sua relação poética e íntima com o mar, organizado por Lorena Dal Castel

Dias 20/10 a 11/11

Hall do 2° andar

 

Turma da Mônica em: Acessibilidade e Inclusão

Exposição de documentários, gibis, audiodescrição e libras sobre a conscientização e inclusão de personagens com deficiência na Turma da Mônica

Gibiteca/Multimeios

 

Bichinhos Raros

Exposição de coletânea de livros infantis sobre animais raros

Dias 7/10 a 18/10

Hall do 2° andar