BPP inaugura Estante Afro — Maria Águeda com mais de 500 livros 05/09/2023 - 13:54

No último sábado (2) , a Biblioteca Pública do Paraná inaugurou a “Estante Afro — Maria Águeda”, com a doação de mais de 500 títulos de livros de autoria negra, feita pelo Centro Cultural Humaitá, por intermédio de Kandiero. As obras vão incorporar o acervo atual da biblioteca, que possui aproximadamente 750 mil itens.

A cerimônia iniciou com as boas-vindas do diretor da BPP Luiz Felipe Leprevost, que afirmou: “Importante ressaltar que este é o início da construção deste acervo, que continuará recebendo doações, e que esta ação representa o caráter democrático da instituição, sendo uma das poucas bibliotecas do Brasil que possui um acervo totalmente dedicado à literatura negra.”

Logo após houve uma apresentação musical com Rubia Divino e Klüber, com repertório do álbum Transborda, da cantora. Na sequência, Bruno Leonardi, responsável pela Seção de Documentação Paranaense da BPP, a professora Dra. Edicelia Souza, Kandiero e Rosane Arminda Pereira participaram de uma mesa-redonda sobre a importância desta ação.

O público que participou — formado por professoras, líderes de instituições e movimentos negros — ressaltou a importância de um debate voltado à cultura afro, além de espaços educativos e culturais que destaquem a produção negra.

O evento foi finalizado com o Sarau das “Marias”, composto por Claudia Maria Ferreira, Dilma Martins dos Santos, Jocilene Macario, Joselisa Teixeira de Magalhães, Rosane Arminda Pereira, Rosilda de Fátima Schimanski Taborda e Silvana Felipe Benedito (com leitura de Pedra Felipe Benedito).

Estiveram presentes no ato a professora Clemilda Santiago Neto, diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais na Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, André Avelino, diretor de Ação Cultural e Incentivo à Cultura, da SEEC, Angela Sarneski, da Rede Mulheres Negras - PR e Associação Laura dos Santos, além de outros convidados.

 

Maria Águeda
O nome é uma homenagem a Maria Águeda, mulher livre e negra, vinda da região de Tindiqüera, hoje Araucária. Na Curitiba de 1804, ela se negou a obedecer as ordens da esposa do capitão-mor da vila e, por isso, foi levada à prisão, tornando-se um dos símbolos da cultura afro-paranaense.

A estante ficará no hall térreo durante 15 dias e depois será abrigada na Seção de Documentação Paranaense, localizada no segundo andar da biblioteca. Entre os livros doados estão: Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, Brasil Afro Alto Revelado, de Miriam Alves, Os Últimos Inéditos de Prosa e Poesia, de Cruz e Souza, As Andorinhas, de Paulina Chiziane, entre muitos outros.

 

Momento histórico
Kandiero, responsável pela intermediação da doação desse acervo, considera este lançamento um momento histórico e que, de certa forma, coroa os 20 anos de ensino da história e cultura afro no currículo escolar. “Aos poucos vamos rompendo o consenso da invisibilidade e a visibilidade do consenso. Próximo do fim da década dos afrodescendentes (2015-2024), proposto pela ONU — cujo tema é justiça, reconhecimento, desenvolvimento e enfrentamentos discriminações múltiplas e agravadas —, a Biblioteca está de parabéns por dar este passo e contribuir com a valorização e visibilidade da presença negra e da cultura afro no Paraná”, ressalta o ativista e editor à frente do Centro Cultural Humaitá.

A ação conjunta com a Secretaria de Estado de Cultura promove e fortalece as pautas relacionadas à cultura negra, não só no Paraná como no Brasil. A iniciativa tem um grande simbolismo e marca uma das principais missões de uma biblioteca: ser um local de encontro comunitário acolhedor, aberto e gratuito, onde todos podem refletir, compartilhar e debater.


 

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Criada em 1857, a Biblioteca Pública do Paraná é uma das maiores e mais importantes bibliotecas públicas do Brasil, com aproximadamente 750 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais multimídia. Os serviços e projetos desenvolvidos pela instituição garantem acessibilidade e diversidade, tornando o espaço um dos centros culturais públicos mais visitados do país. Confira algumas fotos do evento:

 

GALERIA DE IMAGENS