BPP divulga programação cultural de 2013 16/03/2013 - 09:00

Oficinas, encontros com escritores e apresentações musicais são alguns dos eventos agendados ao longo do ano

Com uma programação que já faz parte do calendário cultural da cidade, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) dá continuidade às atividades envolvendo música, teatro, artes visuais e literatura em 2013. Os eventos começam em março com o projeto “Música na Biblioteca”, em que músicos e compositores paranaenses se apresentam todas às sextas-feiras, a partir das 17h30, no Hall térreo da BPP. Os grupos Mano a Mano Trio, Flamenco Triana, Trio Vila Velha e Reinventar são as primeiras atrações do projeto, que abre espaço para variados gêneros, da MPB ao jazz, do clássico ao tango.

Outro evento musical da BPP é o “Aventuras Musicais”, com grupos tocando — uma vez por mês — canções do universo infantojuvenil. A primeira apresentação será do grupo Siricutico, com o show “Ziriguidum”, no dia 27 de março, às 15 horas. As crianças também poderão conferir, mensalmente, peças que estão na programação do projeto “Aventuras Teatrais”. A Seção Infantil continua com sua programação tradicional da “Hora do Conto”, duas vezes ao dia, além das oficinas realizadas semanalmente e das “Aventuras Literárias” — projeto que uma vez por mês traz grandes autores da literatura infantojuvenil para falar sobre seus livros e processo de escrita.

Escritor na Biblioteca e oficinas
ignacio
Neste ano, o bate-papo “Um Escritor na Biblioteca” trará oito autores, entre eles Bernardo Carvalho, Roberto Gomes e Ronaldo Correia de Brito. O jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão é o primeiro convidado. Autor de clássicos contemporâneos como Zero e Não verás país nenhum, Loyola Brandão conversa com o público no dia 3 de abril, a partir das 19 horas. O encontro também marca a volta do escritor à BPP depois de ter participado, em 1985, da primeira edição do projeto.

“Nossa programação cultural já está consolidada. O frequentador da Biblioteca hoje sabe que, além do empréstimo de livros, pode ter contato com diversas manifestações artísticas e estar próximo de artistas e escritores”, afirma o diretor da BPP, Rogério Pereira.

Ignácio de Loyola Brandão

Outro projeto bem-sucedido, iniciado em 2011, a Oficina BPP de Criação Literária também continua com edições mensais em 2013. A programação começa em abril, com a oficina de Romance do escritor carioca radicado em Curitiba José Castello, autor de Ribamar — prêmio Jabuti de melhor romance (2011). Os escritores Fabrício Corsaletti (Poesia), Antônio Torres (Crônica) e Marcelino Freire (Narrativa Experimental), entre outros nomes, estão na programação.

branco
A partir de abril, cinco artistas se revezam nas “Oficinas de Ilustração”, que acontecem a cada dois meses. As oficinas ocorrem em três dias da semana, de terça a quinta-feira, das 14 às 18 horas. Caco Galhardo abre a programação com um curso sobre “Ilustração Editorial”. Cartunista da Folha de S.Paulo, Galhardo é um dos principais nomes do cartum no país. Arnaldo Branco (Cartum), Ramon Muniz (Caricatura), Rafael Coutinho (Roteiro de Quadrinhos) e Ademir Paixão (Charge) são os outros artistas confirmados para as oficinas.

Outros eventos
O cartunista Rodrigo Belato dá prosseguimento à oficina de “História em Quadrinhos” iniciada em 2012. Direcionada ao público infantojuvenil, o curso acontece todos os sábados, das 10 às 12 horas. Ao final, os alunos publicam seus trabalhos na revista de quadrinhos Bóing.
Arnaldo Branco

Já o projeto “Uma Noite na Biblioteca” passa a ter duas edições em 2013. Realizado há três anos, o evento reúne crianças de 7 a 13 anos, que participam de diversas atividades ao longo da noite, como gincanas, oficinas e outras atividades lúdicas.

Programação BPP 2013

Um Escritor na Biblioteca (Auditório Paul Garfunkel)

Ignácio de Loyola Brandão (3 de abril)

Roberto Gomes (8 de maio)