BPP comemora 167 anos com as novas temporadas do Ler Junto e Oficina de Poesia 01/03/2024 - 16:10

Programas literários da BPP retornam a partir da próxima semana

 

Na próxima quinta-feira (7), a Biblioteca Pública do Paraná completa 167 anos e, em comemoração, tem estreia da nova temporada do projeto Ler Junto, com o professor de literatura Guilherme Shibata, e da Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia. Os encontros com Shibata são marcados pela leitura guiada e discussão com o público de contos, e acontecem  todas as segundas-feiras, no Auditório, agora com novo horário: às 18h30. No dia 4 de março será lido o conto “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector. 

A Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, é realizada todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45. O primeiro encontro de 2024 será dia 7 de março. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca.  

Além da programação literária, a BPP abre espaço para uma oficina de acessibilidade no sistema Android e IOS para pessoas com deficiência visual, também no dia 7, das 13h às 17h. A atividade é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, por meio do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência.

Todas as atividades oferecidas pela Biblioteca Pública são abertas ao público e com entrada gratuita.

 

BPP

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, destaca o trabalho realizado pela instituição. “São 167 anos de portas abertas, contribuindo de forma democrática com a formação de leitores(as), com a construção da cultura da nossa cidade, estado e país. Sendo uma das principais bibliotecas do Brasil, os nossos projetos só fazem confirmar a excelência dos seus serviços e a vocação que a instituição tem como local de encontro comunitário, com acessibilidade, diversidade e diálogo intercultural. Parabéns a todos(as) colaboradores(as) da BPP e, em especial, ao público que nos prestigia”, diz Leprevost.

 

A Biblioteca Pública do Paraná foi fundada em 7 de março de 1857. Carrega o histórico de ter funcionado em 11 sedes antes de se estabelecer na rua Cândido Lopes, no prédio tombado pelo Patrimônio Cultural em 2003. Como centro cultural, recebe mais de 2 mil pessoas por dia em suas instalações. Entre os espaços oferecidos pela Biblioteca estão: a gibiteca, salas para coworking, exposições, eventos sobre literatura e cultura em geral, e, principalmente, para leitura de livros, jornais, revistas e outros periódicos. Segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, realizada em 2017 pelo grupo de consultoria JLeiva Cultura & Esporte, a BPP é o espaço cultural mais frequentado pelos curitibanos.

 

Serviço:

LER JUNTO

Com Guilherme Shibata

Data: todas as segundas-feiras, a partir de 4 de março

Horário: 18h30 às 20h

Local: Auditório

Capacidade: 132 pessoas

Emissão de certificado para os participantes

 

OFICINA PERMANENTE DE POESIA

Com Lilia Souza

Data: todas as quintas-feiras, a partir de 7 de março

Horário: 18h às 19h45

Local: Coworking 

 

OFICINA DE ACESSIBILIDADE NO SISTEMA ANDROID E IOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Data: 7 de de março (quinta-feira)

Horário: 13h às 17h

Local: Auditório

Capacidade: 132 pessoas

Emissão de certificado para os participantes

 

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133

Centro

Curitiba- PR

Segunda a Sexta, 8h30 às 20h

Sábado, 8h30 às 13h

www.bpp.pr.gov.br