BPP abre inscrições para projeto literário voltado ao público acima dos 60 anos [INCRIÇÕES ENCERRADAS] 12/03/2024 - 14:16

“Roda de Leitura 60+” tem início dia 1º de abril

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) está com inscrições abertas até dia 27 de março para o projeto “Roda de Leitura 60+”. A iniciativa visa ampliar a participação do público acima dos 60 anos nos espaços culturais da instituição, consolidando, com ações quinzenais (duas vezes ao mês) o compromisso com a promoção da inclusão e valorização das pessoas desta faixa etária. De modo prático, a ação tem como objetivo incentivar a leitura e a discussão de obras da literatura mundial e das ciências que favoreçam a saúde socioemocional das pessoas.

O primeiro encontro acontece no dia 1º de abril, segunda, das 15h às 16h, na Sala de Reuniões do 2º andar, ao lado do Auditório da Biblioteca, contando com a presença de até 15 participantes.

Rodas de leitura, palestras e exposições

As sessões serão dinâmicas, alternando entre obras de literatura selecionadas pela BPP e temas relacionados à ciência da saúde em cada dia do projeto. Durante as reuniões, alguns capítulos serão explorados com a leitura ativa dos mediadores e dos participantes, enquanto outros serão atribuídos para a leitura em casa, podendo ser no formato impresso ou digital. Esses mesmos recursos serão utilizados nos encontros presenciais.

Além das rodas de leitura, o projeto contempla uma série de outras atividades. Entre elas, destacam-se palestras com escritores e encontros bimestrais, que incluem um chá literário e a partilha de alimentos na cantina da Biblioteca. Ainda, o grupo executor do projeto “Roda de Leitura 60+” planeja realizar exposições trimestrais no hall do 2º andar da Biblioteca, oferecendo uma experiência cultural e interativa para os participantes e outros frequentadores da BPP.

Legislação Estadual

A atividade segue a legislação estadual vigente por meio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, conferindo recursos para inserção desse público nos instrumentos culturais do estado do Paraná, e está em conformidade com a Constituição Federal, das diretrizes estabelecidas pela Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994) e o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).

As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente pelo e-mail brunojl@seec.pr.gov.br ou brunojl@bpp.pr.gov.br até o dia 27 de março, com vagas limitadas. [INCRIÇÕES ENCERRADAS].

Serviço:

Inscrições para o projeto  “Roda de Leitura 60+” [INCRIÇÕES ENCERRADAS]

Vagas limitadas (15 participantes por encontro)

Pelo e-mail brunojl@seec.pr.gov.br ou brunojl@bpp.pr.gov.br

Até 27 de março

“Roda de Leitura 60+”

Início: 1º de abril, segunda

Local: Sala de Reuniões do 2º andar

Capacidade: 15 pessoas

Periodicidade: Quinzenal (duas vezes ao mês)

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133