Autores recebem Prêmio Paraná de Literatura 11/12/2012 - 16:10

Premiação também marcou o início do selo editorial Biblioteca Paraná, que passa a editar títulos de vários gêneros


Um grande público prestigiou a entrega do Prêmio Paraná de Literatura 2012, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 11 de dezembro, no auditório Paul Garfunkel, na Biblioteca Pública do Paraná. Alexandre Vidal Porto, Lila Maia e José Roberto Torero foram os vencedores, respectivamente, nas categorias romance, poesia e conto. A cerimônia contou com as presenças do secretário de estado da Cultura, Paulino Viapiana, do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, e da diretora-geral da Secretaria de Estado da Cultura, Valéria Marques Teixeira.

premio

Evento de entrega com os vencedores, o jurado Caetano Galindo e o diretor da BPP, Rogério Pereira

Durante a solenidade, foram apresentadas as obras vencedoras do Prêmio Paraná de Literatura 2012: Sérgio Y. vai à América, de Alexandre Vidal Porto; As maçãs de antes, de Lila Maia e Papis et circenses, de José Roberto Torero. Cada título tem tiragem de 1 mil exemplares, cada autor vencedor recebeu 100 exemplares — a BPP vai distribuir os livros para as bibliotecas do Paraná e de outros Estados. O secretário Paulino Viapiana lembrou que o Prêmio Paraná é mais uma ação que visa dar  acesso à cultura ao cidadão. “O Prêmio, além de colocar o Paraná no centro das discussões culturais, dá início à Biblioteca Paraná, uma iniciativa que com certeza vai movimentar a cena literária”, disse Viapiana.

s
 
z
w

  Capas dos livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2012.



Já o diretor da BPP, Rogério Pereira, chamou atenção para o fato de que o Prêmio Paraná de Literatura 2012 surge em um momento de valorização e discussão do livro e leitura no país. “A leitura está sendo discutida como nunca no país. Isso é muito bom. O Prêmio integra esse contexto”, afirmou Pereira. O diretor lembrou ainda que, no passado, o Paraná promoveu o Concurso Nacional de Contos, que teve grande repercussão e que valorizou o talento de grandes nomes, como Dalton Trevisan, Clarice Lispector, João Antônio e Luiz Vilela. “Queremos recuperar a importância desse Prêmio, que já foi uma referência nacional”, completou Pereira.

Uma ponte com o Japão

Devido a compromissos profissionais, José Roberto Torero não pode estar presente na cerimônia — ele viajou para o Japão com a finalidade de acompanhar a Copa do Mundo de Clubes. Maria Rita Torero, a esposa do autor, recebeu o Prêmio, na categoria contos. Ela afirmou que o livro surgiu durante a viagem do casal, em 2011. Em lua de mel, eles estavam em Firenze, na Itália. Torero  foi até uma livraria, onde comprou uma caderneta que o estimulou literariamente. “Ele disse que iria escrever um grande livro nesta caderneta, o que resultou em Papis et circenses”, contou Maria Rita.

Maria Rita

Maria Rita Torero recebeu o prêmio, na categoria Conto, em nome de José Roberto Torero

“Parece que este Prêmio Paraná e o Japão têm alguma conexão”, disse, em tom de brincadeira, Alexandre Vidal Porto, vencedor na categoria romance. Ele é embaixador em Tóquio e veio a Curitiba especialmente para a solenidade. “Um autor nunca sabe se a obra que escreveu é de fato boa. Vencer um prêmio em que todos se inscrevem com pseudônimo e que conta com o aval de uma comissão tão admirável, é realmente uma honra, e representa um grande estímulo”, disse Vidal Porto.

Vidal

Alexandre Vidal Porto, vencedor na categoria Romance com o livro Sergio Y. vai à América

A maranhense radicada no Rio de Janeiro Lila Maia, que venceu na categoria poesia, disse que escreveu As maçãs de antes há três anos e tinha muita esperança que o livro viesse a ser publicado. “Mas nem sonhava que poderia vencer um prêmio tão importante como este. Minha vida muda a partir de agora. E fico feliz em saber que minha poesia, por meio deste livro, será disponibilizada para as principais bibliotecas do Paraná e do Brasil”, afirmou Lila.

Lila

As maçãs de antes, de Lila Maia, venceu na categoria Poesia


Biblioteca Paraná

A publicação dos três livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2012 marca o início do selo editorial Biblioteca Paraná, que tem o objetivo de editar obras relevantes de autores nascidos ou radicados no Estado, além de reeditar títulos relevantes que estejam esgotados ou fora de catálogo. 

O Prêmio Paraná de Literatura — criado em 2012 pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública do Paraná — surgiu com o objetivo de valorizar e fortalecer a produção literária brasileira contemporânea. Em sua primeira edição, o concurso selecionou obras inéditas, de autores de todo o Brasil, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). Cerca de 900 trabalhos foram inscritos e analisados por uma comissão julgadora que definiu um vencedor em cada categoria.

As obras foram avaliadas por um júri formado por nove membros – três em cada categoria. José Castello, João Cezar de Castro Rocha e Luiz Ruffato foram os jurados da categoria Romance. Marçal Aquino, Rodrigo Lacerda e Caetano Galindo escolheram o melhor livro de contos. Heloisa Buarque de Hollanda, Miguel Sanches Neto e Antonio Carlos Secchin analisaram as obras de poesia.